Sem filas, população aprova novo horário de atendimento da Regulação em Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

“Eu sempre venho marcar meus exames ou consultas e posso comparar. Essa mudança deixou o atendimento melhor, está mais rápido”, comemora Rita Vilas Boas. A dona de casa é uma das 210 pessoas que foram até a Central de Regulação (CR) de Lauro de Freitas na quinta-feira (1), primeiro dia em que a unidade, vinculada à Secretaria de Saúde (SESA), funcionou com o horário das 11h às 17h – antes funcionava das 7h às 13h. Nesta sexta-feira, segundo dia do novo horário, o atendimento foi ainda mais ágil e no final da tarde já não havia procura. 

A mudança foi proposta depois de uma avaliação criteriosa dos motivos que levavam à formação de filas antes do início dos atendimentos. Quem chega ao local logo sente o ambiente acolhedor. De acordo com o diretor da CR, Ronaldo Moreira, a alteração do horário foi uma das medidas tomadas seguindo o direcionamento para atendimentos humanizados e criteriosos, onde cada caso é avaliado individualmente. “Apesar de estarmos na fase de adaptação, sentimos que a proposta foi bem recebida pelo público. Hoje tivemos uma grande procura, mas sem filas que é o objetivo principal”, destacou.

Atualmente o sistema funciona com o apoio de toda rede municipal de saúde e em parceria com dez clínicas privadas. Exames de alta e média complexidade são realizados em Lauro de Freitas e em Salvador. “Nós temos o sistema de pactuação com a capital e também autorização de internação hospitalar. Exames laboratoriais não precisam passar pela CR, são realizados através de demanda aberta nos laboratórios da rede”, salientou.

A Regulação está localizada na Avenida Beira Rio, no Centro da cidade. Ronaldo conta que a ideia é distribuir outros polos da CR em Lauro de Freitas. “Em breve implantaremos mais uma unidade de Regulação em Areia Branca, outra em Portão, Vida Nova, Chafariz e mais duas em Itinga. A proposta é que as pessoas tenham mais comodidade para marcar seus exames e consultas”, revela.

A marcação de consultas e exames é feita diariamente. A professora Ângela Santos aprovou os novos horários. “Antes tinha que estar aqui de madrugada. Além de cansativo nos corríamos muitos riscos, mas agora cheguei aqui às 11h em pouco tempo fui atendida”, avalia. Na unidade também é confeccionado o cartão do SUS que garante os atendimentos. Com a pequena Lara Santos nos braços, a estudante Carla Santos foi à regulação fazer o cartão da garotinha. “Muito bom o atendimento. Já sai daqui com pediatra marcada para ela”, conta.

A apresentação do cartão é obrigatória para marcar procedimentos. Para obtê-lo é necessário ser residente do município e atestar através de comprovantes de residência atualizado, estar munido de documento de identificação e fotos 3×4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *