Câmara de Lauro de Freitas realiza Sessão Especial sobre o Outubro Rosa

O plenário da Câmara de Vereadores de Lauro ode Freitas ficou lotado na tarde desta sexta-feira (06) durante a Sessão especial sobre o “Outubro Rosa”. “O mês de outubro é referência para refletirmos, criamos estratégias e ações para combater o câncer ao longo do ano”, lembra a presidenta da casa, vereadora Naide Brito.

 

Proposta pelas vereadoras Naide Brito e Mirian Martinez o evento teve como principais objetivos conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “Alertamos para as mulheres que a partir dos 35 anos elas já devem realizar a mamografia de rastreamento a cada dois anos, que se toquem, conheçam sua mama e fiquem atentas a alterações suspeitas”, relatou Naide.

 

 

A prefeita Moema Gramacho avisou que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. “Estamos recebendo no município a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, do SESC, que vai realizar exames preventivos e mamografia até 29 de janeiro no Complexo de Saúde da Itinga e do dia 13 a 21 de outubro a Delfim também vai disponibilizar uma unidade móvel, no Restaurante Popular, para realização de mamografia”.

 

Moema propôs que os vereadores e vereadoras visitem o Hospital da Mulher, o Aristides Maltês e a Clínica CAM para depois criarem um grupo no município de apoio e acompanhamento para mulheres de Lauro de Freitas com câncer. Ela também propôs que o grupo seja chamado “De Peito Aberto para Abraçar Mulheres com Câncer”.

 

 

Também participaram do evento as vereadoras, Dona Augusta e Luciana Tavares, a deputada estadual, Mirela Macedo, secretários e secretárias municipais, movimentos de mulheres do município e a sociedade civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *