Pescadores de Lauro de Freitas celebram São Francisco com missa e procissão no dia 28

Compartilhe nas redes sociais:

Tradição no calendário de festejos de Lauro de Freitas, a homenagem a São Francisco de Assis vai reunir pescadores, marisqueiras e ribeirinhos, no próximo sábado (28). Na programação, que vai acontecer durante todo o dia estão previstas manifestações religiosas e culturais em reverência ao santo protetor dos pescadores e representante do amor à natureza e aos animais.

A programação será aberta com a alvorada, às 6h. Logo após, às 7h, acontece a procissão da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, em Portão, com destino ao Terminal Turístico e depois de barco até a praia de Buraquinho.

Ao final, será celebrada uma Missa Campal, às 9h. Os festejos continuam com uma missa celebrada pelo padre João Abel, na Capela de São Francisco de Assis.

De acordo com o pescador e atual presidente da Colônia dos Pescadores de Buraquinho,Egberto Teodoro, 48 anos, que vem de uma família de pescadores, esse evento é uma demonstração histórica da relação afetiva entre os pescadores e o Santo, o padroeiro das colônias do Litoral Norte.

O padroeiro dos pescadores de acordo com a Igreja Católica é São Pedro, mas a tradição local acolheu São Francisco de Assis por influência dos D’Ávilas, devotos do santo, proprietários da região durante séculos.

“É uma festa que tem mais de 90 anos de existência e tem um significado enorme pra nós porque celebra o dia do padroeiro dos pescadores. Ele quem cuida de todos nós e fazemos isso como forma de retribuição a tanto zelo e amor”.

Ainda segundo Egberto, a relação dos profissionais da pesca com o santo é de muita fé, devoção e respeito. Ele conta que antes de sair para o mar, eles sempre pedem a benção e proteção de São Francisco.

“Sempre que a gente sai para pescar passamos na capela e pedimos a proteção necessária. Temos prova do cuidado diário dele quando voltamos para nossos lares cheios de peixes”, revelou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *