Exemplos de superação reforçam importância da prevenção ao câncer de mama

Compartilhe nas redes sociais:

Depoimentos de superação ao câncer de mama e alertas sobre a importância da prevenção contra uma das doenças que mais atinge mulheres em todo o mundo, marcaram o encerramento do Movimento Outubro Rosa em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (27). Pela manhã, uma caminhada saiu do Largo do Caranguejo embalada ao som de paródias que incentivavam a prevenção. À tarde, uma audiência pública, promovida pela Câmara Municipal e Prefeitura, levou ao auditório da Faculdade Maurício de Nassau um público atento e interessado em cuidar da saúde.

 

Na caminhada, organizada pela Diretoria de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, mulheres e idosos com faixas e cartazes passaram à comunidade local mensagens de alerta, do Largo do Caranguejo ao Complexo de Saúde da Itinga. “Estamos alertando para a importância do auto-exame e da mamografia na prevenção do câncer de mama”, enfatizou a diretora da Atenção Especializada, Vanessa Guedes.

 

Além do Outubro Rosa, a atividade celebrou o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A aposentada Iraci Oliveira dá o exemplo: “Já fiz minha mamografia este ano e quem não fez e viu a caminhada com certeza agora vai querer fazer”. No final da caminhada mulheres e idosos fizeram atividades física e desfrutaram de um café da manhã.

 

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, falou da importância da valorização das duas vertentes tratadas na caminhada. “Hoje é mais um dia para refletir sobre o que precisamos fazer, tanto pela prevenção do câncer de mama quanto na atenção àqueles que já dedicaram muitos anos da sua vida cuidando das pessoas e agora precisam ser cuidados”.

 

Emocionada a prefeita, que se curou de um câncer de mama em 2008, declarou ser hoje uma pessoa mais feliz. “Deus me deu a chance de me curar e colocou vários anjos bons na minha vida, pois fiz o exame e não fui buscar e um anjo insistiu para que eu fosse. Um profissional competente e responsável”, relatou para mostrar que buscar o resultado é tão importante quanto fazer o exame.  

 

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Huldaci Santana, e o secretário de Saúde, Erasmo Moura, também participaram da atividade. A deputada estadual Mirela Macedo chamou a atenção das mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Ainda não tenho idade para fazer mamografia, mas pelo histórico de nódulo da mama, desde os 21 anos faço acompanhamento. Outubro é pra intensificar a luta, mas o cuidado tem que ser diário”.

 

Município é referência

Depoimentos emocionados, aula sobre o autoexame e o alerta de que o câncer está crescendo entre mulheres jovens e homens chamaram a atenção do público durante a audiência pública. Ao lado da presidenta da Câmara, vereadora Naide Brito, e das secretárias de Políticas para Mulheres, Bárbara Chaves, e de Desenvolvimento Social, Huldaci Santana, a prefeita Moema Gramacho, conclamou as mulheres a se cuidarem mais. “O autoexame tem que ser mensal, o cuidado com a saúde é diário e permanente”.

 

Durante todo o mês de Outubro, as mulheres de Lauro de Freitas tiveram fácil acesso à mamografia e a outros exames. Município que já foi referência na prevenção ao câncer de mama, e um dos oito do Estado a ter um mamógrafo próprio na rede municipal de saúde, Lauro de Freitas não poupou esforço para disponibilizar o exame.

Duas carretas, uma da Sesab/Delfim e outra do SESC, fizeram os procedimentos. A do SESC,  instalada no Complexo de saúde da Itinga, vai continuar atendendo até 29 de janeiro, realizando também o preventivo. Além disso, o mamógrafo da rede, que tinha sido desativado na gestão passada, foi recuperado e está em pleno funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *