Prefeitura encerra ciclo de audiências do OP e reforça cultura de participação popular no município

Compartilhe nas redes sociais:

Prefeitura encerra ciclo de audiências do OP e reforça cultura de participação popular no município
Um público atento compareceu nesta quinta-feira (07/12) à oitava e última audiência do Orçamento Participativo, que contemplou as comunidades de Vilas do Atlântico, Miragem e Pitangueiras. Nove moradores foram eleitos delegados da macrorregião e vão, agora, acompanhar a execução das prioridades apontadas na audiência – requalificação de praças, manutenção de vias e de calçadas da orla.
“É muito bom fazer parte de algo que a gente acredita e é por isso que hoje estou aqui para colaborar com meu bairro”, declarou Célia Manzoni, moradora do Miragem.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que participou de todas as audiências apresentando ações e dando respostas aos questionamentos, reforçou a importância de resgatar a cultura de participação popular. “É muito gratificante fazer esse trabalho que se iniciou na minha campanha com o PGP-Programa de Governo Participativo, quando ouvimos a população para saber as necessidades do município”.
Com a particularidade de cada região, as demandas foram bastante diversificadas. Do pedido de aumento no número de creches, como foi o caso do Chafariz, construção de uma quadra poliesportiva no Capelão e reabertura do posto de regulação em Areia Branca, desativado na última gestão. Uma das prioridades solicitadas em todas as audiências foi a requalificação de praças que a prefeita Moema Gramacho encontrou em sua maioria em estado de depredação.
O processo de construção do Orçamento Participativo teve início no dia 7 de novembro e realizou oito audiências com a participação presencial de mais de 900 pessoas, além da participação virtual através do site da prefeitura. Foram 94 delegados eleitos para acompanhar as ações definidas pelo OP atuando como porta-vozes e fiscalizadores da execução das prioridades.
Coordenadora do Orçamento Participativo Leide Régis se mostrou bastante satisfeita com o resultado do processo e agradeceu aos participantes pelo comprometimento. “Nós estamos aqui pra ouvir e executar o que vocês demandarem. Esse momento é de vocês falaram quais são as prioridades e a prefeita Moema Gramacho tem a sensibilidade de ouvi-los para a construção de uma gestão mais democrática”.
Com o final do ciclo de audiências o próximo passo do OP é a realização de um curso de capacitação para os delegados e em seguida a realização do Fórum de Delegados onde vão definir detalhes de execução das prioridades e de onde sairão os 16 conselheiros – dois de cada macrorregião – que atuarão numa relação direta com a gestão contando com a colaboração dos delegados que funcionarão como a “voz da sociedade”.
Fazendo uma análise da participação expressiva da população nas audiências do OP, a prefeita avaliou como positivo a metodologia. “Esse foi mais um processo de participação social da nossa gestão. Isso expressa a confiança do povo no nosso governo”, finalizou. Todas as audiências contaram com a participação de secretários e vereadores.

LF 08/11/2017
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
71 3288 8371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *