Policial baiano é campeão europeu de Jiu-Jitsu

Compartilhe nas redes sociais:
[Policial baiano é campeão europeu de Jiu-Jitsu]

Após retornar de Lisboa com o título de campeão europeu de Jiu Jitsu na categoria super pesado, o baiano Antonio Borges corre para casa em direção aos abraços da família. E, não poderia ser diferente. Afinal de contas, se não fossem os filhos, Marcos Yuri, 25 anos, e Gabriele Borges 16 anos, o SUBTEN Borges não iria trocar o boxe para se tornar o primeiro no ranking brasileiro e mundial de Jiu Jitsu na sua categoria. Não conhece a história? Vai conhecer agora.

Antonio Marcos Souza Borges tem 47 anos, tem cinco filhos, Michele, Rebeca, Marcos, Akla e Gabriele, e é subtenente da Polícia Militar da Bahia. É um policial dedicado e sempre procurou praticar esportes. Ingressou na polícia há 28 anos e dedicou 20 deles ao boxe. “O boxe é um esporte de contato e muitas vezes precisamos como policial utilizar a força para combater o crime, mas, isso causa muitos danos”. A observação ponderada sobre o uso excessivo da força em situações de conflito mostra o caráter pacifista de Borges, bem como, o seu autocontrole no exercício da profissão. Logo, percebeu o quanto seria necessário desenvolver novas habilidades para aperfeiçoar o seu trabalho.

“Um dia resolvi matricular meus filhos, Marcos e Gabriele, no jiu jitsu. Levava eles para a academia e comecei a perceber os benefícios das artes marciais”. Borges observou como os lutadores imobilizavam os oponentes e concluiu: “O jiu jitsu ajuda mais na mobilização. É auto defesa. É uma ferramenta perfeita para diminuir o contato”.

Mas, como tudo na vida, Borges entrou de cabeça no esporte e o resultado já é de conhecimento geral.  É campeão baiano, brasileiro, sul-americano e, recentemente, no dia 18 de janeiro, ganhou o European Championship Jiu Jitsu em Lisboa, Portugal. A próxima meta é o campeonato brasileiro em abril e o mundial no mês de agosto na Califórnia. 

Os filhos e o sobrinho – A família é a grande razão de ser do subtenente Borges. Ele faz questão de destacar o talento da filha, Gabriele Borges, 16 anos, bem como, o sobrinho, Matheus Santos, 15 anos. Ambos são competidores e já carregam no peito várias medalhas.

Elo do Bem – Para viajar o mundo inteiro, o subtenente encontrou importantes aliados, o principal deles, o empresário Raimundo Andrade, presidente do Grupo JR Transportes, com sede em Dias d’Ávila. “Borges reúne duas coisas que contam com o meu enorme respeito: o efeito do esporte na vida das pessoas e o trabalho em prol da nossa segurança feito pela Polícia Militar. Eu não poderia deixar de ajudar”, disse o empresário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *