Com Dilma, Lula e Mujica, Fórum Mundial deve atrair 50 mil pessoas a Salvador

Compartilhe nas redes sociais:

Quando a Bahia ainda era uma província, no século 19, passava por aqui gente do mundo inteiro. Salvador, à época, mais parecia a Torre de Babel. Comerciantes e aventureiros cruzavam mares até atracar em nossos portos. Agora, muitos outros visitantes pisarão em terras baianas, dessa vez, sem tanto interesse comercial como outrora. Sendo mais preciso, entre os dias 13 e 17 deste mês, a cidade voltará a ser o centro do mundo, com o início do 13° Fórum Social Mundial, evento que promete reunir 50 mil pessoas vindas de várias partes do planeta para participar de mais de mil atividades.

Por aqui, palestrantes e figuras conhecidas em todo o mundo colocarão em debate seus anseios, questionamentos e indagações sobre o mundo e suas realidades tão distintas. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) é quem vai abrir as portas para receber os visitantes. Os encontros acontecerão lá – a maioria deles no campus principal, em Ondina – e em outros pontos da cidade, como o Estádio de Pituaçu, o Parque do Abaeté, em Itapuã, e o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário.

Vão pisar em solo baiano, por exemplo, figuras políticas como José Mujica, ex-presidente do Uruguai. De terras próximas também virá Cristina Christner, ex-presidente da Argentina. A ex-presidente Dilma Rousseff também confirmou presença no fórum, ainda em data a ser confirmada; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fará parte do evento, no dia 14.

O cantor Chico Buarque é outro que foi convidado pela organização do Fórum, assim como o cantor Bono Vox. Segundo a assessoria do evento, os artistas foram convidados e demonstraram interesse em participar, mas, ainda de acordo com a assessoria, a confirmação depende agora das agendas dos dois. Caso confirmem presença, Chico fará um show gratuito na Praça Castro Alves. Já o cantor irlandês, líder da banda pop U2, fará parte de uma das mesas de debate.

A organização também confirmou shows das cantoras Ana Cañas e Tulipa Ruiz em palcos e datas ainda a ser confirmados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *