Caminhada do Dia Internacional da Síndrome de Down leva colorido e alegria às ruas de Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

As nuvens de pó colorido tomaram conta das ruas de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, na manhã deste sábado (24), durante a segunda edição da Caminhada do Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento idealizado pela youtuber Cacai Bauer atraiu centenas pessoas que se uniram para levantar a bandeira da igualdade e dar um basta no preconceito, dançar, celebrar a vida e gritar num único coro que ser diferente é normal.
Animados pelo som contagiante da banda Eia Jack, pai e filho se divertiam em sintonia. “Para mim é sempre motivo de alegria estar nas ruas trazendo a conscientização e mostrando a necessidade de se respeitar as pessoas com down”, disse Geovane Cerqueira enquanto seu filho Edmundo Neto, dançava. Ele conta que a maior barreira que enfrentou desde o nascimento de Neto, que é down, foi justamente vencer preconceitos e quebrar estereótipos.
“Cada ação é um desafio, desde matricular na escola, na capoeira. Em tudo temos que provar que eles são capazes”, contou. Para a dona de casa Leia Souza o sentimento é semelhante. “Temos que aprender a olhar o outro como igual e querer o bem ao próximo”, afirmou da janela de sua casa enquanto a caminhada seguia.
Nem a chuva que caia fininha foi capaz de esfriar os ânimos da garotada. Do alto do trio Cacai soltou a voz e intimou. “Vamos caminhar para mostrar que ser diferente é normal”. No chão, a galera respondia com animação e guerra de pó colorido. Com os cabelos rosas, a jovem Ana Clara disse esperar por este momento durante o ano. “Estive aqui no ano passado, foi muito bom”, lembrou acompanhada dos pais.
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), montou um esquema especial de segurança para o tráfego do trio e dos veículos que circularam nas avenidas do bairro. De acordo com o superintendente da SETTOP, Smith Neto, na retaguarda no trio viaturas faziam o ordenamento para que a distância necessária de segurança fosse mantida. Na lateral, agentes da secretária coordenavam o fluxo de pessoas. “Algumas vias também foram bloqueadas para garantir a segurança das pessoas que estão aqui”, informou.
A caminhada seguiu em direção ao Parque Ecológico onde o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Alexandre Marques, declarou que este era um momento especial. “Estamos trazendo as pessoas para perto, a gestão tem esse sentimento de acolher as famílias”, falou. Representando a secretaria de Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas (Seju), Adriana Santos disse que “não existe diferença e esse é o momento de combater o preconceito”.

Jornalista: Giovanna Reyner
Fotos Lucas Lins

LF 24/03/2018
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *