Escolas sediam Conferências Livres sobre direitos da Criança e do Adolescente

Compartilhe nas redes sociais:

As escolas da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas abriram espaço para debates sobre Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento de Violências, tema das Conferências Livres que antecedem a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), que será realizada na cidade nos dias 24 e 25 de maio, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O objetivo é “definir ações e metas a serem cumpridas pelo Poder Executivo municipal na área da infância e da juventude, transformando-se em ações concretas a serem implementadas neste e nos exercícios subsequentes”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), Huldaci Santana.
Nesta terça-feira (17), alunos da Escola Municipal Amauri Montalvão, em Areia Branca, foram incentivados a discutir a realidade local e suas necessidades. De acordo com a assessora do Departamento da Criança e do Adolescente da Semdesc, Rosângela Souza, o foco é despertar as crianças e adolescentes para o protagonismo no processo durante a CDCA. “Uma maneira de inseri-los para que entendam a discussão e a importância desse momento”, disse ela explicando ainda que o processo metodológico aplicado nesta etapa baseia-se na educomunicação executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Oito unidades escolares sediarão as Conferências Livres. A primeira foi realizada no Colégio Social de Portão na última quinta-feira (12). Na sexta-feira (20) será a vez dos jovens da Escola 2 de Julho, na Itinga, ouvirem sobre seus direitos e deveres além de opinarem para a construção de políticas públicas voltadas para a infância e juventude. O calendário segue na quarta-feira (25), na Escola Eurídes Santana também na Itinga, quinta-feira (26) na Escola Fênix, Centro, e na quarta-feira (03/05) na Sede da Instituição das Irmãs Servas do Espirito Santo/ Construindo o Amanhã, no Caji. A programação será encerrada com a conferência na Escola de Cadetes Mirins, na quarta-feira (10/05).
Após as rodadas de diálogo nas escolas, o próximo passo é a realização da CDCA nos dias 24 e 25 de maio, na Escola Municipal 2 de Julho, na Itinga. Dividida em cinco eixos temáticos a 8ª Conferência abordará o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”. “É importante para o município a realização das conferências visando o fortalecimento e a integração do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) com a sociedade. A CDCA aponta os desafios a serem enfrentados para juntos construirmos propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral à crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a

Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *