Reforma do aeroporto vai potencializar turismo em Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional, iniciadas oficialmente nesta quinta-feira (19), e a inauguração do metrô que deve acontecer já na próxima semana, vão potencializar o turismo em Lauro de Freitas. A prefeita Moema Gramacho, que acompanhou o governador Rui Costa na cerimônia, ressaltou o impulso que a requalificação do equipamento dará ao turismo e à economia do município.
“Pra nós é muito importante a ampliação desse equipamento, que é a porta de entrada da Bahia e também da nossa cidade. Parabéns ao governador Rui Costa pela iniciativa. Lauro de Freitas está de portas abertas para comportar este grande empreendimento que vai possibilitar a chegada de muito mais turistas à nossa cidade”.
O aeroporto, desde janeiro, está sendo administrado pela Vinci Airports que vai investir mais de R$ 2 bilhões na reforma do equipamento. O presidente global da operadora aeroportuária, Nicolas Notebaert, junto com o governador Rui Costa, lacrou uma “capsula do tempo” para simbolizar o início dos trabalhos da empresa francesa, que só será aberta em 2047 quando se encerra o contrato de concessão da Vinci.
“Estamos trazendo um projeto completo, extenso e renovador para a Bahia”, destacou Nicolas Notebaert. A Vinci Airports atua em 36 aeroportos, distribuídos em seis países.
O projeto da Vinci prevê a construção de uma pista auxiliar, um novo terminal de passageiros e a instalação de seis novos fingers (pontes de embarque). Para o governador Rui Costa, com a reforma e ampliação do aeroporto se abrem as portas da Bahia para o Brasil e o mundo. “Estava ansioso por uma gestão inovadora. Esse modelo de aeroporto que temos já deu certo um dia, hoje precisa de renovação e agora teremos todas as intervenções necessárias”.
Rui ressaltou também a integração que haverá quando a Estação do Metrô em Lauro de Freitas for inaugurada. “O aeroporto será assistido pela estação do metrô com ônibus gratuito para o transporte dos passageiros, além de um painel na estação com informações dos voos”. A requalificação do aeroporto tem conclusão prevista para 2019.

*Aeroporto Santo Amaro de Ipitanga*
A prefeita Moema Gramacho comemorou o investimento que vai beneficiar Lauro de Freitas e lembrou que originalmente o aeroporto, projetado em 1925 pelo engenheiro francês Paul Vachet e reconstruído em 1941 pela Panair do Brasil, se chamava Aeroporto Santo Amaro de Ipitanga, nome do atual município de Lauro de Freitas. O campo de pouso, além de servir como base avançada dos americanos durante a guerra, recebeu pilotos famosos, entre eles o escritor Antone de Saint Exupery. Em 1955 foi rebatizado como Aeroporto 2 de Julho, em homenagem à Independência da Bahia. A polêmica mudança para Luis Eduardo Magalhães ocorreu após a morte do então deputado, em 1998.

Jornalista Mariana Cedrim
Fotos: Edgard Copque

Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas
19/04/2018
71 3288 8371
Site laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *