Comitiva de Vitória da Conquista protesta contra corte de cabos de fibra ótica pela Coelba – Secretário de Ciência e Tecnologia teve audiência com os empreendedores

Uma comitiva de cerca de 50 representantes de provedores de internet da região de Vitória da Conquista veio a Salvador nesta quarta-feira (23) para protestar contra o corte generalizado de cabos de fibra ótica realizado pela Coelba na cidade e municípios vizinhos. A comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Rodrigo Hita, no CAB.

“Junto com a Secretaria de Infraestrutura iremos intermediar esta situação junto à Coelba. Afinal, as empresas provedoras de internet realizam um serviço que é importante para a população. Muitas vezes os pequenos provedores de internet suprem uma carência que as grandes operadoras não resolvem”, afirmou o gestor da SECTI.

De acordo com o coordenador do Movimento Pró Internet e secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, os fios de fibra ótica são colocados nos postes da Coelba.

“Ocorre que a Coelba está retirando os cabos, alegando que estão fora dos padrões”, afirmou Cardim. De acordo com ele, “este corte indiscriminado sem diálogo está causando transtornos aos provedores de internet e usuários de Vitória da Conquista e de todas as regiões da Bahia”. Cerca de 600 famílias trabalham diretamente nas empresas de provedores de internet da terceira maior cidade do estado. E estes provedores também fornecem conexão para escolas e hospitais.

Cardim está organizando os “seminários smart cities” nas regiões metropolitanas de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquistas. “Uma das pautas destes encontros será a interlocução com os gestores públicos sobre a necessidade das fibras óticas serem instaladas pela via subterrânea”, frisou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *