Mauro Cardim fala sobre as grandes atividades da Seplan que serão realizadas em agosto

Compartilhe nas redes sociais:

Ontem (23), no final de tarde, Mauro Cardim concedeu uma entrevista na Rádio Panorama a Lau, Aladin e Marcelo Aragão. Uma das pautas foi o Primeiro Seminário Metropolitano de Redes e Tecnologias, que ocorrerá no começo do agosto. A abertura será na Assembleia Legislativa da Bahia e os debates ocorrerão no Centro pan Americano de Judô, em Lauro de Freitas.
O I Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias ocorrerá entre os dias 1 e 2 de agosto. Mauro Cardim é o curador técnico do evento. Encontros similares também ocorrerão nos próximos meses, até dezembro, em Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras.
De acordo com Mauro Cardim, secretário municipal de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas, a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento sustentável integrado das cidades baianas.
Com relação a lauro de Freitas, Cardim afirmou que “estamos em processo de recuperação do anel de fibra ótica do município, com pouco mais de 15 km. Esta ação é fundamental para a implantação de banda larga nas escolas da rede municipal de ensino; no uso da Telemedicina nas Unidades de Saúde; implantação de zonas com wifi gratuito nas praças públicas; integração de câmeras de monitoramento para uso no Trânsito e também no suporte à segurança pública e unificação de sistemas de informações da gestão pública. Estas são as metas da SEPLAN”.

Encontro de Mototaxistas
Na entrevista, Cardim também abordou o encontro dos mototaxistas. “ Ampliar a regulamentação da profissão nos municípios e discutir os avanços necessários para a categoria são os principais objetivos do Encontro Estadual de Mototaxistas, que acontece no dia 13 de agosto, a partir da 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)”, afirmou Cardim.
“A atuação dos mototaxistas foi regulamentada em nível nacional em 2009, e precisamos fazer com que isso torne-se realidade também na maioria dos municípios baianos. Mas isso precisa ser feito com responsabilidade e diálogo”, declarou o presidente da FENAMOTOS E ASPROMOTS, Osvaldan Tupyassu. Entre as principais pautas da categoria estão ainda incentivos para compra do veículo de duas rodas e equipamentos de proteção individual (EPI) como a criação de linhas para financiamento através do DESENBAHIA e redução na cobrança de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). “Em diversos estados os governos têm criado benefícios para os mototaxistas, a exemplo da redução de impostos, como já acontece para os taxistas. Queremos conversar com o Governo da Bahia para que nós também sejamos beneficiados em nosso estado”, afirmou Osvaldan Tupyassu
O evento é uma iniciativa conjunta das entidades representativas da classe, em níveis nacional, estadual e municipal, e conta com o apoio do deputado estadual Ângelo Almeida, do deputado federal João Bacelar. De acordo com Cardim, “há mais de quatro anos estamos juntos com Osvaldan e com a categoria por essa luta pela profissionalização da atividade e conquista de direitos. A busca é também pela eficiência do serviço e segurança para quem utiliza a mototáxi, assim como pelo reconhecimento da importância do trabalho dos profissionais do setor e sua contribuição para a mobilidade urbana”.
A organização do encontro envolve a Federação Nacional dos Mototaxistas (FENAMOTOS), Associação dos Profissionais Mototaxistas de Salvador (ASPROMOTS) e Sindicato dos Trabalhadores Mototaxistas da Bahia (SINTRAMOTOS).

Desafio Rio Joanes

Também foi abordado na entrevista o Desafio Rio Joanes. Cardim está organizando a corrida, que terá um percurso de 3 Km. O evento ocorrerá no dia 29 de julho, a partir de 7h30, com partida no Parque Ecológico de Vilas do Atlântico, e chegada na Praia de Buraquinho. Os participantes vão doar um saquinho de leite desnatado 200 g para a Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (Accabem)..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *