Vereadora Naide Brito homenageia Waldir Pires na primeira Sessão pós recesso

Compartilhe nas redes sociais:

Na primeira Sessão Ordinária pós recesso legislativo, nesta quarta-feira (01), a vereadora Naide Brito, em homenagem ao incansável lutado em defesa de um Brasil mais justo e menos desigual, Waldir Pires, apresentou Moção de Pesar pela sua morte no dia 22 de junho de 2012 e um Projeto de Lei de N° 38/2018 que visa denominar de Unidade de Pronto Atendimento “Waldir Pires”, a unidade estadual de saúde que está sendo construída no bairro de Areia Branca.

Para a vereadora Naide Brito, o Brasil perdeu muito com o falecimento de Waldir. “ Ele era um baluarte na luta por democracia, defensor incansável da liberdade e deixou sua marca registrada na história do nosso país com diversas conquistas para o povo baiano e brasileiros”. A presidenta também lembrou que era uma honra para o Partido dos Trabalhadores tê-lo como membro. “Nos deixa feliz saber que ele escolheu o PT para continuar sua luta e encerrar sua vida política”.

Waldir Pires – Nascido em Acajutiba, em 1926, Waldir Pires chegou em Salvador aos 16 anos após ser aprovado no vestibular da Universidade Federal da Bahia para o curso de Direito. No início da década de 1950, aos 24 anos, foi secretário de Estado no governo de Régis Pacheco. Em 1954, elegeu-se deputado estadual, em 1958 já deputado federal, foi vice-líder do Governo Juscelino Kubitschek. Em 1962 candidatou-se ao governo da Bahia e perdeu as eleições por uma diferença de apenas 3% dos votos para o candidato da UDN, Lomanto Júnior.

No ano de 1963 foi Consultor-Geral da República no governo de João Goulart, com o golpe de 64 foi cassado, perseguido e viveu em exílio no Uruguai e na França. Regressou ao Brasil em 70, quando ajudou na fundação do PMDB, em 1985, assumiu o cargo de ministro da Previdência Social. Nas primeiras eleição diretas após regime militar, em 1986, foi eleito governador da Bahia. Em 1990 foi eleito deputado estadual mais votada do Estado e em 1998 se tornou deputado federal. Em 2003 assumiu no governo Lula a Controladoria-Geral da União (CGU) e em 2006, Ministério da Defesa.

Já em 2008 foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, que é concedido a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais. E em 2012 com 85 anos foi eleito vereador de Salvador.

——
ASCOM – Mandato da Vereadora Naide Brito (PT – LF)
Jornalista e Fotógrafo: Danilo Magalhães – Drt.Ba 4.031
(71) 98841-5300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *