Prefeita recebe demandas de servidores em novas rodadas de negociação

Compartilhe nas redes sociais:

A berta à negociação e à valorização do servidor, a prefeita Moema Gramacho atendeu categorias trabalhistas do município em mais de seis horas de reuniões na noite desta quinta-feira (23). Na agenda de rodadas estavam os trabalhadores efetivos de nível médio e superior que pleitearam melhorias salariais, isonomia entre os profissionais da mesma área e valorização dos serviços. Moema recebeu as demandas e requereu processo de análises.
Após dialogar com profissionais de engenharia, a prefeita se reuniu com o primeiro grupo de servidores do ensino médio, entre assistentes e agentes administrativos, telefonistas, recepcionistas e técnicos, que prestam serviços em diferentes secretarias do município. Na reunião, as categorias lançaram propostas e marcaram o próximo encontro com a prefeita para o dia 5 de setembro.
Na segunda reunião, com farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educadores físicos e outros profissionais integrados à Saúde, a prefeita direcionou a atenção para questões pontuais dos trabalhadores, recebeu pleitos e designou que a Secretaria de Governo (SEGOV) agende um novo encontro com as categorias. Por fim, a prefeita atendeu os técnicos de enfermagem e patologia clínica, profissionais de odontologia e enfermagem. Os servidores elegeram uma comissão com representante por cada categoria. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 10 de setembro, às 9 horas, no auditório da secretaria de Saúde (SESA), para deliberações entre os profissionais.
No decorrer das reuniões, Moema destacou que a gestão municipal tem feito um grande esforço para cumprir os prazos de pagamento dos servidores. “Muitos municípios, e eu diria até estados, não estão conseguindo pagar seus trabalhadores em dia. Aqui nós fizemos a correção de inflação e concedemos o aumento, como dos profissionais da educação, por exemplo, que possuem o Fundo de Desenvolvimento. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir que os servidores recebam seus salários dentro do prazo de até o quinto dia útil. Primeiro pagamos as cooperativas, na sequência, a Educação, Saúde, Sesp, efetivos, temporários, comissionados e secretários”, relatou a prefeita.
Anteriormente, a gestora de Lauro de Freitas havia fechado acordos salariais com categorias sindicalizadas do município. Sensibilizada com os pedidos dos servidores concursados, Moema apontou as dificuldades econômicas que o país tem enfrentado e destacou que fará estudos de impacto para avaliar os casos requeridos. Participaram das reuniões os secretários Roberto Lopes, de Chefia de Gabinete, Luis Maciel de Oliveira, de Governo, Luiz Antonio de Souza, da Fazenda, e Erasmo Moura, da Saúde.

Jornalista Laerte Santana
Foto Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
24/08/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *