Educação de Lauro de Freitas promove cultura com apresentação do Coral Mulheres dos Alagados

Compartilhe nas redes sociais:

Quem prestigiou a apresentação do Coral Mulheres do Alagado no fim da tarde desta quinta-feira (30), saiu do Clube de Ipitanga, em Lauro de Freitas, encantado. A apresentação das mulheres compôs uma atividade de extensão da Universidade Livre com parceria do Departamento de Inclusão e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação. Formado por 18 mulheres, o coral expressa a partir das vozes a vivência feminina na valorização da cultura popular.

“Esta é mais uma atividade onde o intercâmbio de saberes é praticado”, destacou Terezinha Barros, coordenadora da Universidade Livre de Lauro de Freitas. “Trouxemos essas mulheres para Lauro de Freitas porque precisamos construir um mundo de cultura, sensibilidades e conhecimentos. O trabalho que elas fazem e vivenciam no coral, reconstrói a autoestima e revela talentos de mulheres da terceira idade”.

Com um repertório de músicas brasileiras e africanas, o grupo de senhoras entre 50 e 76 anos mostrou que não há idade para se reinventar. O Coral Mulheres dos Alagados surgiu no meio de atividades de um projeto desenvolvido pelo Centro de Artes e Meio Ambiente (CAMA) e reúne mulheres da Península de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Após encerrar os cantos com a música “Prece Ao Vento”, de Dorival Caymmi, as mulheres sentaram numa roda de conversa para relatar um pouco sobre suas histórias. Adilza Silva, 60 anos, conta que antes de entrar para o coral chegou a fazer dança do ventre. “Depois que fiquei desempregada procurei outras atividades. Até que conheci uma amiga que me levou para o coral e aqui eu me descobri. Quando chega o dia de ir para o ensaio eu deixo pia de pratos, cama, largo o que tiver para fazer em casa. O coral é a minha diversão, onde fico ainda mais feliz”, disse.

Compartilhando da mesma alegria, Elza Cândida, 62, conta que desde criança participou de atividades que envolvem a cultura. “No coral a gente se distrai, fazemos preces juntas, choramos e damos muitas risadas também. O coral comprova que podemos ser muito mais que donas de casa”, destacou. O Coral Mulheres dos Alagados tem um ano de formado e já se apresentou em eventos estaduais e mundiais.

Jornalista Laerte Santana
Foto Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
31/08/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *