Lauro de Freitas lança Projeto Farmácia Viva nesta quarta-feira, 26

Compartilhe nas redes sociais:

A Prefeitura de Lauro de Freitas lança nesta quarta-feira, dia 26, o projeto Farmácia Viva, em parceria com a Faculdade Unime, às 9h no auditório da instituição de ensino. O projeto apresentado pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Apoio e Diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Outras oito cidades no Brasil foram contempladas.
O Farmácia Viva tem como objetivo implementar ações previstas em políticas públicas de saúde, dentre elas a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares criada em 2006, que prevê a utilização de acupuntura, homeopatia, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia, além da fitoterapia no SUS, e da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo com mais de 55 mil especies de plantas catalogadas, no entanto, apenas 0,4% tiveram seus compostos bioativos estudados até agora. Em Lauro de Freitas a proposta é implantar um Horto Municipal de Plantas Medicinais em uma Unidade Básica de Saúde da Família e realizar todo o processo de cultivo, melhoramento, manipulação e dispensação de medicamentos fitoterápicos para a população.
A manipulação dos fitoterápicos ocorrerá na Unime através de convênio de cooperação técnica. O local dispõe de amplo parque tecnológico e de especialistas na área de fitoterápicos e manipulação, permitindo a produção de insumos e produtos finais de excelência. Com isso, pretende-se promover o uso racional da tecnologia de saúde, observando o cuidado farmacêutico adequado visando à eficácia, segurança e adesão ao tratamento.

Jornalista Angélica Moreira
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
21/09/2018
71 3288 8371 / 3369-996
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *