Lauro de Freitas comemora 5,6 milhões de refeições servidas nos 10 anos do Restaurante Popular

Compartilhe nas redes sociais:

Quem almoçou no Restaurante Popular (RP) de Lauro de Freitas nesta terça-feira (2) provou um cardápio com gosto de festa. A comemoração marcou os 10 anos de funcionamento do equipamento de segurança alimentar que já serviu mais de 5,6 milhões de refeições. Desde 30 de setembro de 2008, data de inauguração, o restaurante oferece aos frequentadores alimentação saudável, balanceada, segura e de baixo custo. Apresentações musicais e culturais animaram a celebração.

Emocionada, a prefeita Moema Gramacho agradeceu aos comensais, à equipe de trabalho do restaurante popular e da gestão municipal. “É uma felicidade enorme poder comemorar 10 anos de serviço público com vocês. Este restaurante faz parte de um governo que tirou o Brasil do mapa da fome. Luiz Inácio Lula da Silva não só tirou o país da extrema pobreza, ele devolveu a dignidade e o sorriso do povo. Seguindo seus passos, fizemos muito mais por Lauro de Freitas. Hoje, a rede de segurança alimentar do município não tem só um restaurante popular, temos duas cozinhas comunitárias, um banco de alimentos funcionando e outro sendo finalizado”.

Superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Rose Pondé acompanhou a trajetória de sucesso do RP de Lauro desde a inauguração. “Este momento ficará para sempre em nossos corações. Celebramos nesta década de RP, inclusão e justiça social. A população que se alimenta bem tem saúde e constrói hábitos saudáveis”, enfatiza. Pondé destaca que o equipamento de Lauro é modelo para outros implantados no Estado.

Referência da política de segurança alimentar do município, o RP é vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). A secretária Huldaci Santana destaca que o equipamento é parte de uma política pública que vê o cidadão na sua integralidade humana. “Temos na gestão uma mulher aguerrida, que olha para a necessidade básica do povo. Comemoramos 10 anos de alimentação popular e queremos que este serviço atenda cada vez mais munícipes”, disse.

Fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do município a Cozinha Comunitária da Itinga, que serve 400 refeições/dia, a Cozinha Comunitária de Portão que entrega uma média de 100 mil refeições por ano, e o Banco de Alimentos de Portão. O Banco de Alimentos do Centro está em fase final de construção.

De segunda a sexta, entre 11h e 14h (horário de funcionamento do restaurante popular), Vera Barbosa, 58, almoça no equipamento. “Frequento este espaço desde sua inauguração. Eu faço parte desses 10 anos e até hoje faço minhas refeições aqui com muita satisfação e alegria. O povo merece esta comemoração”, dispara. O cardápio do restaurante popular é composto por proteína, acompanhamentos, dois tipos de salada (crua e cozida), suco e sobremesa.

Laiane Silva, 17, avalia o restaurante como um espaço democrático e de qualidade. “Podemos ver que jovens estudantes, adultos e idosos frequentam aqui. A refeição tem um preço que dá pra gente pagar. Isso ajuda bastante a população”, destacou. Com o mesmo reconhecimento, Marcos Dantas, 53, morador do bairro de São Cristóvão, em Salvador, elogia a prefeita de Lauro de Freitas pelo trabalho. “Os pratos servidos aqui, além de saborosos, tira a fome de muita gente que não tem nem o que comer em casa”, retrata. Ao custo de R$2, a unidade serve 3 mil pratos/dia atendendo as regras da alimentação de qualidade e nutritção.

O clima de festa, além de voz e violão de Bell Motta e Jonas Gonçalves, levou para o salão o grupo de idosas “Força Viva” da Paróquia São João Evangelista de Vilas do Atlântico. Dona Adelaide Florência dos Santos, 89, faz parte do grupo que apresentou dança circulares para o público. “O grupo é uma diversão para mim. Estou feliz por dançar aqui na comemoração. Se eu pudesse nem fazia comida em casa, vinha comer aqui todo dia”, contou. A prefeita Moema Gramacho e a presidenta da Câmara de Vereadores, Naide Brito, dançaram com o grupo. A festa de comemoração foi encerrada ao som da banda de música da Base Aérea de Salvador, sob regência do 1º sargento Sena.

Jornalista Laerte Santana
Foto Lucas Lins e Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
02/10/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *