Unidade móvel do Hospital da Mulher amplia acesso à preventivos e mamografia em Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

A

unidade móvel do Hospital da Mulher estacionou na área externa do Restaurante Popular de Lauro de Freitas para atendimento gratuito às mulheres do município e Região Metropolitana. Parceria da Prefeitura Municipal com a SESAB dentro da campanha do Outubro Rosa, a carreta realiza exames de mamografias e preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero. A prefeita Moema Gramacho participou, nesta terça-feira (16), do primeiro dia de atendimento que se estenderá até a próxima sexta-feira (19). A prefeita anunciou ainda a nova etapa do Mutirão de Cirurgias.
Entre conversa com mulheres, Moema visitou a unidade móvel equipada com dois consultórios ginecológicos, um mamógrafo e demais espaços voltados para a campanha. “Precisamos nos prevenir do câncer que mais mata mulheres. É importante que vocês façam exames preventivos e que orientem outras mulheres também. Se tirarmos um minuto do dia para o auto exame já é o suficiente para iniciar um diagnóstico”, explicou a prefeita ao lado de Raul da Paz, enfermeiro do Hospital Jorge Novis, que se vestiu de “Mama Rosa” para passar mensagem de conscientização a saúde da mulher.
Além do alerta para prevenção do câncer de mama, Moema anunciou que Lauro de Freitas foi contemplado com uma nova etapa do Mutirão de Cirurgias. De 23 a 27, no Restaurante Popular, os pacientes que possuem cadastro no Sistema de Gestão de Cirurgias Eletivas farão triagem para cirurgias de hérnias, vesícula, histerectomia, tireoidectomia, amigdalectomia e retossigmoidectomia. Os procedimento serão realizados no Hospital Jorge Novis.

PREVENÇÃO
A rede municipal de saúde de Lauro de Freitas oferece à mulher atendimento para prevenção ao câncer de mama com mastologista, mamografia, ultrassonografia, punção e e pequenas intervenções cirúrgicas para retirada de nódulos mamários. Na avaliação de Daniele Cruz, coordenadora da unidade móvel, o município está avançado quando o assunto é prevenção. “Neste primeiro dia percebemos que poucas mulheres ficaram sem o atendimento. Elas irão voltar amanhã por conta do limite de senhas. Isso demonstra que a logística de saúde está sendo bem feita no município, o que não reprime demandas” aponta.
A unidade móvel está realizando 160 preventivos e 70 mamografias por dia. Para atendimento, é necessário que as mulheres estejam munidas de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Os resultados dos exames serão encaminhados em até 45 dias para o Hospital Municipal Dia Jorge Novis, como ressalta a diretora administrativa da unidade, Elisa Daltro. “É importante que as mulheres não deixem de ir ao hospital pegar os seus exames. Também alertamos para que todas as pacientes forneçam algum número telefônico para que possamos entrar em contato”. Uma equipe de trabalhadores do Jorge Novis está dedicada à campanha.
Morando perto do Restaurante Popular, Suely Almeida, 57, garantiu o preventivo ginecológico. “Eu costumo sempre fazer meus exames neste mês da campanha. Acho mais rápido porque não precisa de agendamento. Tenho familiares que já desenvolveram câncer, então fico preocupada”, conta. De Salvador, dona Ednei da Silva, 47, chegou em Lauro de Freitas a tempo de conseguir uma vaga. “Minha mãe mora aqui na Itinga e como sempre estou pela cidade, prefiro usar o sistema de saúde deste município. Consegui a penúltima senha para mamografia, estou feliz por ter achado”, enfatiza.

Mais Serviços
Para ampliar a oferta de serviços dedicados à mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) disponibiliza uma unidade móvel de atendimento odontológico, que presta orientações de higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor, durante os quatro dias em que a carreta da mamografia permanece no município.
Dentro da transversalidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) reservou um espaço com brinquedos, cantinho da leitura e desenhos para as crianças que acompanham as mães na realização de exames. Também na mobilização da campanha e com a mensagem “Previna-se. Faça o auto exame!”, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) apresentou o caminhão de lixo cor de rosa que já está circulando pelos bairros da cidade.

Jornalista Laerte Santana
Fotos Edgar Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
16/10/2018
71 3288 8371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *