Obras de pavimentação na Estrada da Quingoma são retomadas

Compartilhe nas redes sociais:

As obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Estrada da Quingoma foram reiniciadas nesta segunda-feira (10). Fruto de emenda parlamentar de 2009, a obra está orçada em R$3,5 milhões para os 2,5 quilômetros da via. O secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado (SEDUR), Demir Barbosa, e a prefeita Moema Gramacho acompanharam a retomada dos serviços.
Moema destacou a construção da estrada como garantia dos direitos humanos da população local. “A estrada pavimentada, em boas condições, melhora a qualidade de vida das pessoas. A Quingoma merece, o povo precisa e vamos honrar nosso compromisso”. Obra iniciada em 2012 e paralisada diversas vezes, a conclusão da pavimentação dessa via foi um dos compromissos de campanha de Moema em 2016.
Para a retomada das obras foi necessário a realização de uma nova licitação e da liberação por parte da Caixa Econômica Federal e do Ministério Público. “Graças a iniciativa de uma gestora que se preocupa com o município e pela cobrança constante junto aos órgãos competentes é que essa obra saiu do papel. Vamos reiniciar e concluir. Não vamos parar”, garantiu o secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Demir Barbosa.
O secretário destacou ainda o compromisso do Governo do Estado em não permitir que a obra seja interrompida novamente. Caso o Governo Federal atrase o repasse da verba destinada a obra o Governo da Bahia assume a parcela e quando o Governo Federal realizar o repasse a verba volta aos cores do Estado. O acordo se consolidará través de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
A obra deve durar cerca de três meses conforme explicou o direto da Conder, Airton Vilaça. “Essa obra só foi retomada por causa do esforço, determinação e compromisso da prefeita Moema Gramacho. Esperamos que haja um fluxo coerente no repasse da verba por parte do Governo Federal”. A parceria entre a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Governo do Estado vai busca uma alternativa para garantir que a Estrada da Quingoma seja interligada à Via Metropolitana, além de aumentar sua extensão garantindo o acesso a Creche e Abrigo Irmã Tereza, que prestam serviço a comunidade.
Liderança comunitária da Quingoma, Joilson Lopes, traduziu a retomada das obras como uma demonstração do compromisso da prefeita Moema Gramacho com o povo do Quingoma. “Moema sempre olhou para o Quingoma. Ela assumiu o compromisso na campanha e está cumprindo”.
O ato que marcou a retomada das obras contou com presença dos secretários Vidigal Cafezeiro (Seinfra), Luís Maciel (Governo) e Roberto Lopes (Gabinete). Os vereadores do município Edvaldo Ferreira e Tito Coelho também acompanharam a atividade.

Jornalista Mariana Cedrim
Fotos Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
10/12/2018
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *