Bloco da Prevenção leva para o circuito da folia alertas contra IST/HIV/Aids e hepatites virais

Compartilhe nas redes sociais:

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) lançou, nesta terça-feira (26), o Bloco da Prevenção, uma iniciativa que tem a proposta de levar para o Carnaval de Todos os Santos, em Lauro de Freitas, orientações sobre uso dos preservativos femininos e masculinos e distribuir lubrificantes. As equipes de saúde também realizarão, nos trailers fixos, testes rápidos para detectar HIV, sífilis e hepatite B e C.

De acordo com o secretário da Sesa, Erasmo Moura, a concentração será nesta sexta-feira (01), primeiro dia da folia, às 17h, no final de linha dos ônibus no Centro. O bloco será puxado pela banda Festa na Cozinha. “Em ações inéditas como estas, a Sesa preconiza a informação. O Carnaval é um período propício a novos relacionamentos, então é importante se prevenir”, disse.

Durante todo o período da festa, que vai até segunda-feira (04), as equipes da Sesa estarão nas ruas intensificando a ação. O coordenador do programa municipal de IST/HIV/Aids e hepatites virais, Franklin Silva informa que para adquirir a camisa do Bloco da Prevenção é necessário a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será doada para os pacientes acompanhados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Em Lauro de Freitas cerca de 800 pessoas são atendidas no CTA. No local, os pacientes soropositivos são orientados por psicólogos, médicos e assistentes sociais. Franklin alerta para o número crescente de casos entre jovens de 14 a 24 anos em todo o Brasil. “Nós pretendemos distribuir neste período da festa cerca de 14 mil camisinhas e fazer um apelo aos jovens: parar, pensar e usar o preservativo. Prevenir ainda é a melhor opção”, frisou.

Jornalista Giovanna Reyner

ASCOM/PMLF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *