Prefeitura de Lauro de Freitas reforça serviços para o Carnaval

Compartilhe nas redes sociais:

O Carnaval de Todos os Santos, em Lauro de Freitas, começa, oficialmente, nesta sexta-feira (1) quando a prefeita Moema Gramacho entrega as chaves da cidade ao Rei Momo e a Rainha, às 16h, no final de linha do Centro. Com a expectativa de grande movimentação nos quatro dias de festa, a Prefeitura Municipal preparou um esquema especial de serviços, com reforço na segurança, limpeza, atendimento em saúde e controle do trânsito. A folia é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT).

Segurança

Do final de linha até a Praça da Matriz, 40 guardas municipais farão o monitoramento dos blocos e outros eventos alternativos, além das sete equipes de patrulhamento no entorno dos circuitos. “Temos o reforço da segurança com 300 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade e em pontos estratégicos do Carnaval. O folião deve sempre portar um documento com foto e evitar bens que chamem atenção de atitudes suspeitas”, orientou o superintendente de Segurança Municipal, Junior Neves.

Para informações ou documentos achados e perdidos, poderão procurar a base móvel da Guarda Municipal instalada no Centro, próximo ao Pé de Oiti, ou ligar para 153 – atendimento 24h, gratuito também via dispositivo móvel. O esquema conta ainda com o batalhão da 52ª CIPM (Companhia independente de Polícia), com o efetivo ampliado durante todos os dias da festa. A corporação fará blitz com bafômetro.

Nas praias, 30 salva-vidas ficarão distribuídos nos dez pontos fixos de salvamento ao longo da orla de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. Quem for à prainha do Jambeiro de sábado a segunda-feira (4), encontrará um posto móvel com dois agentes de salvamento. As equipes salva-vidas atuam das 9h às 17h com disposição de veículos equipados para qualquer emergência.

Trânsito

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) vai colocar 80% do seu efetivo nas ruas onde fará bloqueios no entorno do circuito – Centro, e 20% de prontidão. As vias serão interditadas na sexta-feira (1), no horário de desfile das agremiações carnavalescas, reabertas no sábado durante o funcionamento do comércio e depois fechadas até a segunda (4).

Para garantir a comodidade de estacionamentos de banhistas nas praias, a Settop controla o transporte complementar do município nos dias de Carnaval. Fiscalização de ambulantes dentro do circuito também será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (Sedur).

Outros Serviços

Em todo o percurso, banheiros químicos serão instalados pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Na limpeza, mais de 100 agentes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) farão a varrição do circuito todos os dias. A coleta de lixo nos demais bairros da cidade será feita normalmente, conforme horários. Equipes da Secretaria de Saúde (Sesa) farão a distribuição de preservativos e realização de testes rápidos. Ambulâncias estarão de plantão para qualquer eventualidade. Já a Secretaria de Política para Mulheres (SPM) fará trabalhos de conscientização em combate à violência contra a mulher.

Telefones para emergências

Segurança 153.

Trânsito (71) 3369 – 9983

Jornalista Laerte Santana

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *