Educandos da rede municipal de Lauro de Freitas preparam mostra de cinema

Compartilhe nas redes sociais:

Vinte grupos de estudantes da rede municipal de Lauro de Freitas estão finalizando os roteiros de filmes de até sete minutos que serão exibidos em dezembro em uma mostra aberta ao público. A ação integra o projeto Educa 7 Minutos promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio da Coordenação de Educomunicação da Cidade Educadora. As temáticas dos vídeos são definidas pelos próprios educandos e envolvem aspectos diretamente ligados ao cotidiano do município, como Lei Maria da Penha, a comunidade quilombola do Quingoma, bulimia, tradição oral e cultura da paz.
Em sua quinta edição, a Mostra Educa 7 Minutos é um projeto idealizado pelo professor Alexandre Sena no sentido de apropriação da produção de audiovisual como recurso pedagógico, propondo uma relação entre o conteúdo ministrado em sala de aula e a cultura local. Neste ano, o processo teve início com a produção de sinopses. Participaram desta primeira etapa, um total de 441 estudantes, de 25 unidades de ensino da rede municipal, que apresentaram 62 propostas, das quais 20 foram indicadas para serem transformadas em roteiros e filmes.
Os trabalhos foram selecionados por um comitê intersetorial, formado por profissionais da Semed e das secretarias de Cultura e Turismo e da Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas. Entre os meses de julho a novembro, os 20 grupos selecionados executarão a gravação dos filmes. Para tanto, os educandos participam de oficinas de audiovisual, roteiro, produção e edição.
São formados 200 estudantes por ano, com idade entre 12 e 29 anos, de todos os territórios educativos da rede municipal de ensino. Além dos projetos escolares, grupos culturais, artísticos ou esportivos também participam das formações. Todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção é realizado pelos alunos, orientados por educadores da rede municipal.
Todos os alunos que participam do projeto recebem certificação, e os premiados são contemplados com bolsas de estudo em áreas como webdesign e criação de vídeos para Web, ofertados por Escolas de Educação Profissional parceiras do município.
Tem Criança no 7 – O Educa 7 está no quinto ano de realização, e por conta do êxito, vem ganhando mais espaço na rede municipal. Prova disso é a realização, este ano, do “Tem Criança No 7”. Trata-se de uma formação específica para o segmento da Educação Infantil. A primeira escola a receber essa formação é o CMEI Ismael Ornelas, em Itinga. A ideia surgiu da própria escola, que tem a proposta de desenvolver um curta de animação com os pequenos. A unidade escolar atende crianças de 2 a 5 anos.
RELAÇÃO DOS PROJETOS CLASSIFICADOS
CATEGORIA CINE ESCOLA

Escola Municipal Solange Coelho – Itinga em Narrativas de Tradição Oral
Instituto de Educação Profissionalizante Eurides Santana – Caminhos Perigosos
Escola Municipal de Cadete Mirim – Uma vida melhor
Escola Municipal Loteamento Santa Júlia – O Grito que ninguém escuta
Colégio Estadual Francisco Pereira Franco – O último suspiro
Escola Municipal Vida nova – O Problema certo
Escola Municipal Capiarara – Por causa do livro
Escola Municipal do Barro Duro – Coisas das Antigas
Escola Municipal José Ramos – It a coisa (versão Itinga)
Escola Municipal Ana Lucia Magalhães – Quingoma “Escravos ou Escravizados?”
Escola Municipal Gregório Pinto de Almeida – Sou um rapaz” ESPECIAL” não levem a sério o que escrevo. PAZ!
Escola Municipal Pedro Paranhos – Maria da Penha
Colégio Estadual Kleber Pacheco – Entre a Necessidade e o Crime
Escola Municipal Fênix/Matutino – Vencendo a Vida
Instituto Educacional Colégio Social de Portão – Bulimia

CATEGORIA CULTURA E ESPORTE

Criando Asas – Erro de Amor
Grêmios Estudantis de Lauro de Freitas – Documente-se
Os Blacks – Vídeo Clip Lauro de Freitas
VUMBORA – Paranoia
Semente da Raça Negra – Documentário sobre o grupo de capoeira Semente da Raça Negra

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no blog: https://educa7minutos.blogspot.com/2019/05/lista-completa-dos-projetos.html?fbclid=IwAR276SYZ9bLOjgZ1YDZbn_hgrPgtahDbQmWXfSA-G_Pptcyh2W0GxgQPO2s

ASCOM PMLF/SEMED
28/05/2019
Tel.: 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *