Ação no Hospital Municipal Jorge Novis atende pacientes regulados para detectar glaucoma

Compartilhe nas redes sociais:

Mais de 100 pessoas foram atendidas durante a ação de sensibilização para a prevenção do glaucoma, realizada no Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN) e em clínicas conveniadas no último sábado (25) – Dia de Combate ao Glaucoma. Nas unidades, os pacientes regulados realizaram exames para diagnóstico da doença. De acordo com o coordenador da Central de Regulação, Alan Reis, os que apresentaram alterações seguirão com tratamento.
Reis explica que o glaucoma é uma doença crônica, por vezes assintomática, que pode levar à perda da visão se não tratada adequadamente. “A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma, que só aparece na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nos objetos e perde a visão periférica. O paciente continua enxergando bem o que está à frente, mas não vê o que está na lateral”, disse.
O grupo de risco para o glaucoma são pessoas com mais de 40 anos, com histórico familiar da doença, diabéticos, afrodescendentes e com pressão intraocular elevada. Esses grupos devem se submeter a um exame oftalmológico anualmente, mesmo que estejam enxergando bem. Alan destaca que todos os exames para detectar o glaucoma são feitos regularmente no ambulatório oftalmológico do Jorge Novis e em clínicas conveniadas.
AÇÃO ESPECIAL
O atendimento especial aos sábados no Jorge Novis acontece sempre que há uma demanda maior na Central da Regulação ou quando a secretaria identifica uma necessidade extra em alguma localidade. No início deste mês, por exemplo, a equipe se deslocou até o Quingoma, onde mais de 150 pessoas receberam atendimento.

Jornalista Giovanna Reyner
ASCOM/PMLF
29/05/2019
Tel.: 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *