Prefeitura erradica pontos de descarte irregular de lixo e conscientiza moradores

Compartilhe nas redes sociais:

Um espaço situado entre as ruas Tereza Nogueira de Souza e Raimundo, próximo a Igreja Matriz de Lauro de Freitas, é um dos exemplos de áreas públicas no município que estavam tomadas por lixos e outros resíduos sólidos descartados irregularmente e foram transformados em espaços de convivência. Após requalificação executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), moradores do local receberam a visita de educadores socioambientais que passaram informações sobre preservação e horários de coleta de lixo.
Edite Cruz, que vive há 59 anos em uma casa ao lado da área requalificada, aprovou a ação. “As árvores deste lugar fomos nós que plantamos. Depois do crescimento da população, aqui acabou virando ponto de lixo. O povo jogava de tudo. Entulho, restos de madeira e muitos sacos. Após essa intervenção melhorou bastante. Está limpo, mas algumas pessoas ainda colocam o lixo fora do horário”, alertou. No local foi feita a remoção total dos resíduos sólidos, plantio de mudas e a inserção de pneus reciclados com pinturas artísticas.
A secretária de Serviços Públicos, Lindaura Francisco, explica que as ações para a erradicação de pontos irregulares de lixo vão percorrer todo o município. “Começamos pelo Centro e já estamos em Vida Nova com equipes de fiscalização e conscientização. Nosso intuito é erradicar todos os pontos crônicos de lixo irregular da cidade e em alguns lugares transformar em áreas de convivência. Para que nosso trabalho tenha total eficácia, precisamos que a população se junte a nós nessa campanha” frisou.
A colaboração de cada morador é essencial para contribuir com o serviço da Prefeitura. Quem afirma é Getúlio de Souza, 80, morador da Travessa Belo Horizonte (Centro), outro local que teve um ponto de lixo erradicado. “O pessoal começou a colocar o lixo debaixo do poste para facilitar na hora coleta. Mas aí a coisa foi ficando sem controle e virou uma bagunça. A Prefeitura eliminou o ponto e vejo o carro do lixo passar sempre. Agora é povo que tem que se organizar para colocar seu lixo na hora certa”, ressaltou. Ainda no Centro, outro ponto, na Rua Abelardo Andréa, foi contido.
Depois de passar pelo Centro, as equipes de fiscalização e conscientização da Sesp estão intensificando a campanha no bairro de Vida Nova, com informações de horário de coleta, maneiras de selecionar o lixo doméstico e como proceder com o descarte de entulhos gerados na construção civil e podas de árvores. Na comunidade, dois locais já tiverem pontos de lixos eliminados: um na Praça do Hambúrguer e outro na Rua Coletora.
Coleta de lixo
O horário de coleta de lixo no Centro da cidade é sempre a partir das 18h e no bairro de Vida Nova às 21h. A coleta é realizada de segunda-feira a sábado. As ações da Sesp são medidas previstas na Lei n° 1723 de 2017, que criou o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Lauro de Freitas, a fim de acabar com o descarte irregular em pontos críticos do município. Os locais em que houve erradicação estão sendo monitorados.

Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
15/08/2019
71 3288 8371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *