Educação promove curso de qualificação para agentes de portaria e rondistas

Compartilhe nas redes sociais:

Cerca de 400 agentes de portaria e rondistas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Lauro de Freitas estão inscritos no curso de qualificação promovido pela Cidade Educadora. O objetivo geral da atividade é promover uma compreensão sobre a função social da escola, de modo que eles se identifiquem como integrantes do processo de educação. Outras temáticas do programa são trabalhar a formação cidadã, debater sobre a contemporaneidade, refletir sobre valores éticos e morais, falar sobre a qualidade do trabalho e apresentar noções de primeiros socorros.
As aulas terão início no próximo dia 1º de outubro, mas a abertura do curso ocorreu na manhã deste sábado, dia 21. Foram ministradas palestras, estabelecendo a relação entre a rotina de trabalho e os serviços de educação oferecidos pela prefeitura municipal. No final da manhã, houve o plantio simbólico de árvores, celebrando o Dia da Árvore. Também foram distribuídas mudas de plantas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh).
Conforme a organizadora do curso, Terezinha Barros, “fundamentados nos princípios de sociabilidade e interação da escola com a comunidade, é que pensamos em oferecer a capacitação, abordando questões pertinentes às suas atribuições”. A Cidade Educadora pretende estimular a percepção dos profissionais sobre sua relevância para o processo educativo, não somente no interior da escola como também na comunidade em que está inserida.
Para abranger a todos os agentes de portaria e rondistas da rede, os cursos vão ocorrer em tempos e locais diferentes. De 1º a 09/10, as atividades serão na Escola Municipal Dois de Julho; entre os dias 08 a 17/10, o curso ocorre na escola Municipal Vida Nova; e no período de 16 a 24/10, serão ministradas aulas na Escola Municipal José dos Santos Paranhos. Para tanto, foram organizados três módulos com conteúdos específicos.
O primeiro módulo terá como tema ‘a função social da escola’; no segundo, serão discutidos aspectos referentes à sociabilidade, interação, qualidade no trabalho, normatizações e atribuições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A temática do terceiro módulo envolve condições de saúde ambiental, saúde mental, sexualidade e drogas, além de instruções sobre socorros de urgência.

Jornalista Moabe Breno
Fotos:SEMED
ASCOM/PMLF
23/09/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *