Lauro de Freitas abre Outubro Rosa e intensifica ações de prevenção ao câncer de mama e útero

Compartilhe nas redes sociais:

Massoterapia, maquiagem, manicure, palestras e exames de mamografias e ultrassons fizeram parte da programação de lançamento do Movimento Outubro Rosa em Lauro de Freitas. Na manhã desta terça-feira (01), mulheres de todas as idades foram atraídas ao Complexo de Saúde da Itinga, onde foram estimuladas a prática dos cuidados diários com a saúde e receberam orientações com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O Dia Nacional do Estatuto do Idoso também foi comemorado.
Emocionada, a prefeita Moema Gramacho relembrou sua luta contra a doença em 2008 quando foi diagnosticada com um carcinoma. “Lauro de Freitas possui mamógrafo próprio desde o final da minha segunda gestão. Quando retornamos em 2017 encontramos o equipamento parado e sucateado e colocamos para funcionar. Agora o mamógrafo de Lauro de Freitas foi totalmente reformado e passou a ser digital trabalhando com menos carga de radiação, não polui, a revelação é digital, possui alta resolução, maior definição e a compressão nas mamas são reduzidas por que o maquinário é mais sensível à captação das imagens”, detalhou a prefeita.
O secretario de Saúde, Vidigal Cafezeiro, informou que o município desponta dos demais na Região Metropolitana no ciclo completo de detecção e acompanhamento da doença. “No Hospital Municipal Jorge Novis (HMJN) realizamos a punção do nódulo mamário o que reduz o tempo de diagnostico para o paciente. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar a chance de cura da paciente”, frisou.
Após o procedimento, que consiste na aspiração do conteúdo do nódulo mamário para avaliação em laboratório, em caso negativo para câncer, a setorectomia (retirada do nódulo) também é feita no HMJN. Apenas outros cinco municípios, incluindo a capital, realizam esse tipo de procedimento em rede própria na Bahia. A cirurgia dura em média 40 minutos. A paciente tem alta no mesmo dia e retorna cinco dias após o operatório para avaliação e troca do primeiro curativo
A rede municipal de saúde conta ainda, com exames de ultrassonografia mamária e médicos mastologistas. “Além do atendimento nas unidades municipais ainda temos convênios com clínicas do setor privado e para casos positivos para câncer, a paciente é encaminhada para o Hospital da Mulher”, frisou Vidigal.
Outubro Rosa
Com lacinhos cor-de-rosa, as mulheres que chegavam ao Complexo eram recebidas para cuidados especiais. Em locais separados, era possível fazer maquiagem ou se cuidar com manicure e ainda agendar exames de ultrassom mamária ou mamografia.
Em outro stand, enfermeiras realizavam palestras sobre o câncer do colo do útero e mama. Com plaquinhas nas mãos, as mulheres respondiam questões em caso de verdade ou mito sobre a doença. “Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável e manter o peso corporal adequado”, pontuou a enfermeira Isabela Barbosa.
Durante todo o mês de outubro os cuidados com saúde feminina com foco na prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero serão intensificados em toda a rede.
“O que já fazemos o ano todo, neste mês será direcionado de forma mais intensiva. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre a doença promovendo a conscientização, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade”, disse Vidigal.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Edgard Copque
01/10/2019
ASCOM/PMLF
Tel.: 3288-7391
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *