Prefeitura de Lauro de Freitas mantém equipes de plantão para remover manchas de óleo nas praias

Compartilhe nas redes sociais:

Equipes de contingência da Prefeitura de Lauro de Freitas fizeram a remoção de pequenas pelotas de óleo, na manhã desta sexta-feira (11), nas praias de Vilas do Atlântico e Buraquinho. Em vistoria nos pontos onde apareceram os primeiros resíduos de petróleo, o Ibama avaliou que a quantidade que chegou à orla do município – e já foi removida – não afeta a circulação nas praias. A preocupação era que a maré cheia do início da tarde trouxesse mais óleo, mas até o final da tarde, com a maré baixando, a praia continuava limpa.
A prefeita Moema Gramacho informou que as equipes das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos estão a postos 24 horas em toda a orla do município para monitorar e coletar resíduos de óleo que chegarem às praias. “Começamos a montar um plano de ação desde o início da semana e estamos com equipes de prontidão nas três praias do município. Nesta madrugada apareceram as primeiras manchas, que foram retiradas logo cedo”, disse.
Acompanhada dos secretários de Meio Ambiente, Alexandre Marques, e Serviços Públicos, Lindaura Francisco, a prefeita percorreu pontos das praias de Vilas do Atlântico e Buraquinho e orientou banhistas e comerciantes sobre os cuidados com a substância. Ressaltou ainda preocupação com pescadores e com a fauna marinha. Nesse período, a orla do município começa a ser procurada por tartarugas marinhas para desova.
“É importante que sejam logo detectados a origem e o percurso das manchas de óleo para conter e remover ainda no oceano”. Além do efetivo de agentes de limpeza de praias que foi reforçado, as equipes da Prefeitura contam com servidores de capacidade técnica como oceanógrafa, geóloga e engenheiro ambiental. As pequenas pelotas de óleo que foram coletadas nas praias de Lauro de Freitas serão armazenadas em local pavimentado e coberto, como orienta o Ibama.
As equipes que estão em ação nas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho usam equipamento de proteção adequado como luvas, botas e máscara. A Defesa Civil e salva-vidas também estão monitorando as praias e orientando banhistas e moradores da orla que não toquem na substância e não enterrem as pelotas. Se encontrarem animais atingidos pelo óleo, não peguem nem devolvam ao mar. Avisem aos órgãos ambientais.

Telefones para contato
Secretaria de Meio Ambiente (SEMARH): (71) 3369-9134
CIMU PMLF 24h 156
Ibama: (71) 3172-1650
Polícia Ambiental: 190
TAMAR (71) 3676-104

Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
11/10/2019
71 3288 8371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *