“Café com Procon” debate direitos e deveres com fornecedores de Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

Temas como direito à informação, infrações penais e práticas abusivas e responsabilidade do fornecedor foram tratados no “Café com Procon”, evento realizado pelo órgão Municipal de Lauro de Freitas, nesta quinta-feira (17). O encontro reuniu agentes bancários, representantes de instituições de ensino, de alimentos e de outros ramos empresariais, com a proposta de aproximar fornecedores para as questões de direitos e deveres nas relações de consumo.
Ao destacar um ano de funcionamento do Procon Municipal, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, refletiu sobre a atuação do órgão. “O Procon atua no município além da defesa de consumidores. O órgão desmistifica que seja apenas uma competência de fiscalização e mostra que acaba tendo um olhar criterioso para possibilidades concretas de corrigir caminhos e favorecer o equilíbrio entre consumidores, a própria economia e o setor empresarial” disse.
Gleydson Faleiro, coordenador do Procon Municipal, avalia o desempenho do órgão de modo satisfatório. No balanço de um ano de funcionamento, a unidade de defesa do consumidor realizou mais de 1.400 atendimentos com 85% das reclamações solucionadas. Ações educacionais e fiscalizatórias também são realizadas nos comércios de bairros do município.
No “Café com Procon”, fornecedores tiveram acesso a informações sobre preços e condições de pagamento, regras para troca de produtos, operações casadas, entre outros aspectos relacionados a direitos e responsabilidades, além de dados e avaliação sistêmica de bancos. Os temas foram facilitados por Brisa Meline, diretora de Atendimento e Educação do Procon Municipal, Filipe Vieira, superintendente do Procon Bahia, e Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.
Procon nas Universidades
O Procon Municipal de Lauro de Freitas iniciou um ciclo de palestras para estudantes universitários. A proposta do órgão é levar dados sobre as operações de fiscalização que dialogam com áreas de ensino, a fim de contribuir no processo de formação de futuros profissionais. Uma palestra com estudantes de Direito da faculdade Maurício de Nassau já foi realizada. Ainda na instituição de ensino, o Procon vai realizar nesta quinta-feira (17) um encontro com alunos do curso de Farmácia e amanhã, sexta-feira (18), com estudantes de Gestão de Negócios.

Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
17/10/2019
71 3288 8371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *