Prevenção ao câncer de próstata marca Novembro Azul no Complexo de Saúde da Itinga nesta terça-feira (12)

Compartilhe nas redes sociais:

Ultrassons de próstata, encaminhamento para exames laboratoriais, consultas com médicos clínicos, massoterapia, corte de cabelo e música ao vivo fazem parte da programação do Novembro Azul que acontece nesta terça-feira (12), no Complexo de Saúde da Itinga.
Coordenadora do equipamento, Ana Paula Carneiro explica que a unidade da rede municipal abraçou a campanha e dará prioridade total à realização dos exames com demanda aberta, ou seja, não precisa marcar na Central de Regulação.
A doença é a segunda causa de mortes no sexo masculino em todo o mundo. No Brasil são 12 mil mortes por ano. Na Bahia, 3.910 novos casos devem ser diagnosticados até o final do ano. O secretário da Saúde, Vidigal Cafezeiro, fez um alerta. De acordo com o gestor, que também é médico, o preconceito é a principal causa das mortes pela doença. “Se detectado precocemente o câncer de próstata tem grandes chances de cura”, disse.
O câncer de próstata não dá sinais, não tem sintomas e não dói na fase inicial. Nos estágios mais avançados os sintomas podem ser dor nos ossos, quando há metástases ósseas, retenção urinária, sangue na urina e dor ao urinar. Os exames para rastreamento do câncer devem ser feitos a partir dos 50 anos ou 45 se houver casos da doença na família.

Jornalista Giovanna Reyner
ASCOM/PMLF
11/11/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *