Festa de São Francisco teve total apoio da Prefeitura

Compartilhe nas redes sociais:

Tradição em Lauro de Freitas, a festa de São Francisco de Assis, padroeiro dos pescadores dessa região, foi realizada neste sábado (30) com total apoio da Prefeitura. Pela manhã, uma alvorada com fogos abriu a programação, seguida de missa na Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, em Portão, procissão terrestre até Terminal Turístico e a partir dai de barco pelo Rio Joanes até a foz de Buraquinho.
Além dos fogos, do palco armado na praça de Buraquinho, e do acompanhamento das equipes de evento da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que há várias semanas dialogavam com os organizadores do festejo, a Prefeitura disponibilizou toda infraestrutura necessária, com equipes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) no disciplinamento do fluxo de veículos; ambulância da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) para atendimentos emergenciais; e garantiu a limpeza antes, durante e após a festa com agentes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Agentes da Guarda Municipal também estavam a postos e acompanharam toda a programação desde o início da manhã.
No entanto, por motivos ainda não esclarecidos, alguns representantes dos pescadores decidiram suspender a programação da festa da parte da tarde. Estavam previstas a apresentação de bandas e artistas locais, como ocorre todos os anos. A suspensão gerou um princípio de tumulto, contornado sem maiores problemas. De acordo com a SECULT, ainda esta semana a Prefeitura vai convocar reunião para ouvir os pescadores e demais organizadores da festa.
A homenagem dos pescadores a São Francisco de Assis está inscrita no calendário de Festas Populares de Lauro de Freitas e passou pela aprovação do Conselho de Cultura. A Prefeitura tem o compromisso de apoiar a programação religiosa e o encerramento com o samba que caracteriza o festejo, atrai turistas e nativos e gera renda para barraqueiros e trabalhadores ambulantes como fez em anos anteriores e não seria diferente este ano.

ASCOM PMLF
30/11/2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *