Mostra Educa7 Minutos exibe 20 filmes produzidos por educandos das redes municipal e estadual

Compartilhe nas redes sociais:

A arte cinematográfica vai tomar conta de Lauro de Freitas na próxima quinta-feira, dia 19. A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educomunicação, da Cidade Educadora, promove a 5ª Edição da Mostra Educa7 Minutos. Os 20 filmes finalistas produzidos por educandos das redes de ensino municipal e estadual e por grupos culturais locais serão exibidos a partir das 8 horas, no Cine Teatro de Lauro de Freitas.
O Educa 7 Minutos corresponde a um concurso de produção de curtas com o objetivo de estimular a associação de conteúdos didáticos à cultura local e global, por meio da sétima arte. A mostra também busca promover integração entre os membros da comunidade escolar pública do município. Todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do filme é realizado pelos educandos, com a orientação de um professor.
Na edição deste ano, foram inscritos 62 projetos, envolvendo o total de 1.065 estudantes. As temáticas dos filmes abordam cultura afrobaiana, histórias locais, educação inclusiva, problemáticas da adolescência e da juventude, tecnologias digitais, produção musical entre outros temas vinculados ao cotidiano local.
O processo de construção desta quinta edição teve início em maio, com a inscrição das sinopses. De acordo com as categorias definidas pelo Departamento de Educomunicação, os projetos foram agrupados por Ensino Médio, Ensino Fundamental e pelos ciclos 1 e 2 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já a categoria Territórios da Cultura e Esportes é voltada para jovens oriundos de instituições sociais.
Cada unidade escolar ou grupo social apresentou no máximo três propostas de roteiros de filmes inéditos. Entre estes, foram selecionados 20 projetos, considerando aspectos como originalidade, criatividade, capacidade de organização de ideias e relevância sociocultural do tema. Em seguida, os grupos selecionados participaram de oficinas de produção de audiovisual, durante este semestre.

ASCOM PMLF/SEMED
16/12/2019
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *