Agentes Comunitários e USF recebem novos tablets em Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e as 15 Unidades de Saúde da Família (USF) de Lauro de Freitas receberam, nesta quinta-feira (19), 260 tablets que serão utilizados no atendimento ou visitas domiciliares para o acompanhamento das famílias. A entrega foi realizada no auditório da Unime, seguida de capacitação para uso do e-SUS AB Território, sistema operacional exclusivo do Ministério da Saúde que possibilita avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, facilitando a coleta de informações da comunidade de forma ágil sem a utilização das tradicionais fichas de papel.
A prefeita Moema Gramacho, que acompanhou a entrega no período da tarde, destacou o ganho que o equipamento traz para o trabalho dos agentes comunitários de saúde. “Com esse equipamento mais moderno eles poderão passar as informações de forma mais ágil, mais segura, e ter condições de acompanhar melhor todos aqueles que são atendidos pelas equipes”. Moema também lançou, durante o evento, a busca ativa do cartão SUS.
O secretário municipal da Saúde (Sesa), Vidigal Cafezeiro, explica que os ACS já trabalhavam com tablets para realização dos cadastros, mas os antigos aparelhos estavam com sistemas obsoletos. “Certamente esse equipamento dará mais eficiência aos trabalhos dos ACS. São poucos os municípios que oferecem essa estrutura. Nos entendemos a importância do trabalho desenvolvido pelo agente e sabemos que com esses tablets vai melhorar a qualidade dos resultados, melhorando também o acompanhamento da gestão de cuidados dos usuários do SUS”, destacou.
De acordo com o superintendente da Atenção Básica da Sesa, Hadson Namour, os registros lançados no aplicativo facilitam a busca de dados epidemiológicos e o planejamento das ações de políticas públicas a serem feitas segundo as características de cada localidade. “Os antigos equipamentos não atendiam mais a necessidade que o e-SUS AB Território pedia. Os ACS utilizam os tablets no dia a dia e conectam as informações diretamente com a rede integrada do Ministério da Saúde. Essa capacitação, ministrada pela SESAB, tem o intuito de orientar os profissionais sobre como usar o aplicativo da maneira correta”, disse.
Para a ACS Marluce Marques, da USF Tarumã, na Itinga, o sentimento é de satisfação. “Esse aparelho é moderno, tem uma tela de dez polegadas que facilita a visualização do relatório, é rápido, bem melhor para executar o trabalho”, relatou. Ao seu lado Tânia Nascimento da USF Parque São Paulo, também na Itinga, disse que a troca veio no tempo certo. “O antigo aparelho estava desgastado e já não respondia mais como precisávamos. A expectativa com esse novo tablet é a melhor possível”, disse.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Gabriel Almeida
ASCOM/PMLF
19/12/2019
Tel.: 3288 – 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *