Desafios do saneamento básico do Município de Lauro de Freitas foram debatidos em Fórum

Compartilhe nas redes sociais:

A universalização do abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitários foram os maiores desafios debatidos nesta sexta (8) e sábado (9) no 1º Fórum de Saneamento Básico da cidade. O evento promovido pela Prefeitura contou com a participação de representantes da Embasa, Conder, Agersa, Cosab, secretários municipais e lideranças comunitárias de todas as regiões do município. O gerenciamento de resíduos sólidos, drenagem urbana e macrodrenagem também tiveram destaque nas palestras e debates, organizados pela Secretaria de Infraestrutura.
“Tivemos uma grande aula sobre saneamento básico e mostramos algumas das ações nossas ou em parceria, assim como as obras de macrodrenagem do Rio Ipitanga e do esgotamento sanitário, as intervenções nos Canais Horto e dos Irmãos, a macrodrenagem da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, que já estamos licitando, a ampliação do abastecimento feito pela EMBASA que acabamos de inaugurar com o governador, a construção do Ecoponto no Miragem, em Buraquinho, as ações de limpeza dos nossos rios, entre outras atividades. Todo um trabalho que temos realizado e que continuará sendo feito de forma integrada”, destacou a prefeita Moema Gramacho.
Além de apresentar os principais desafios ambientais e propostas da gestão, o Fórum foi um espaço para a população se manifestar e apresentar sugestões para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Os dois dias do evento foram marcados por muita troca de conhecimento. Na sexta-feira (07), a programação foi diversificada, contando com apresentação de quatro dos órgãos e secretarias ligadas à temática. No sábado (08), o evento contou com uma maior interatividade com o público. Foi disponibilizado um espaço para que os participantes pudessem sugerir ideias para o saneamento.
Entre os temas mais debatidos, a revitalização do Rio Sapato foi abordada em palestra do professor Pedro Ornelas. O especialista enfatizou a importância da parceria das atividades voluntárias com entidades públicas.
“Eu achei fantástica a iniciativa deste evento, que outros tantos como este se repitam. É uma oportunidade que nós temos de apresentar as ideias para a população. As sugestões mais interessantes a gente coloca à disposição da Prefeitura para discutir mais amplamente e quem sabe daí surja um projeto e este projeto se torne realidade”.

Jornalista: Iana Silva
Foto: Lucas Lins
09/02/2020
713288 8371
Laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *