Lauro de Freitas instala túneis de desinfecção para aumentar proteção dos profissionais da saúde

Compartilhe nas redes sociais:

Estão em funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento em Itinga (UPA), Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PA) e sede da secretaria municipal de Saúde (Sesa) os primeiros túneis de desinfecção de Lauro de Freitas. O equipamento possui formato de um corredor de 2,5 metros pelo qual o profissional de saúde passa ao final do expediente, ajudando a reduzir a possibilidade de contaminação pelo coronavírus.
No interior do túnel são ativados dispositivos que pulverizam, quase como uma poeira, o desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana, cujo princípio ativo é hipoclorito de sódio. “O profissional de saúde passa por este corredor ao final do expediente, antes da retirada do EPI, para desinfecção. A instalação dos túneis é mais uma medida de combate ao novo coronavírus e proteção ampliada para profissionais que atuam na linha de frente no diagnóstico da doença”, destaca a secretária de Saúde, Maria Isabel Andrade.
O equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização. Antes de entrar no túnel é preciso que o usuário retire a máscara de proteção para evitar que ela fique molhada. O profissional permanece no túnel por cerca de 15 segundos com os braços erguidos e dando uma volta de 360 graus. “É muito rápido, basta passar pelo túnel que os sensores são acionados”, completa Maria Isabel.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto: Lucas Lins
ASCOM/PMLF
19/05/2020
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *