Deputado Joseildo Ramos apresenta PL que responsabiliza empresas e poder público que patrocinam a sites que disseminam fakes

Compartilhe nas redes sociais:

COMBATE ÀS FAKE NEWS

Fake news possuem um volume de compartilhamento até quatro vezes maior do que informações reais, e 62% dos brasileiros não sabem sequer identificar uma notícia falsa. Esses são dados de pesquisas realizadas neste ano pela Kaspersky e pelo Instituto de Internet da Universidade de Oxford, e apresentam números preocupantes.

Para ajudar a mudar esse cenário, dei entrada hoje (22) no PL 2.844/2020, que responsabiliza e pune empresas e o poder público que patrocinarem sites que disseminam notícias falsas. As punições vão desde o pagamento de multa de 5% do faturamento declarado no ano anterior por cada dia de veiculação até o impedimento de celebrar contratos com o Poder Público por um período de cinco anos, entre outras sanções.

A ideia acompanha uma tendência mundial de combate às fake news e chega no momento em que a iniciativa Sleeping Giants aporta no Brasil, alertando as empresas sobre o financiamento indireto de notícias falsas que seus anúncios na internet estavam propagando em sites por meio do Google Adsense.

A desinformação é uma arma. A mentira é usada para manipular, atacar reputações e fabricar fatos que nunca ocorreram desde sempre, mas a rapidez da internet e a sensação de impunibilidade se tornaram propulsoras para reforçar esse tipo de conduta. As empresas que apoiam essa prática de um falso jornalismo precisam ser responsabilizadas.

Não podemos permitir que a realidade seja equiparada à desinformação. Compartilhar conteúdos ideologicamente extremos, enganosos e informações com fatos incorretos é um completo desserviço ao tipo de sociedade que queremos preservar.

Conheça o projeto ➡️ https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2253576

Deputado Federal Joseildo Ramos (PT/BA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *