Na luta contra o coronavírus, estabelecimentos de Lauro de Freitas são fechados pela fiscalização durante feriados antecipados

Compartilhe nas redes sociais:

A Força-Tarefa da Prefeitura de Lauro de Freitas orientou o fechamento temporário de 31 estabelecimentos comerciais, nesta segunda-feira (25), em cumprimento da medida que antecipa três feriados e só autoriza a abertura de serviços essenciais. Durante a fiscalização, um estabelecimento foi interditado e outro notificado. A decisão de antecipar feriados, pelo Governo Estadual, visa conter a propagação do novo coronavírus ampliando as taxas de distanciamento social.
Uma casa lotérica na Avenida Santos Dumont (Estrada do Coco), próximo ao bairro de Portão, foi um dos primeiros locais a baixarem as portas após a orientação da Prefeitura Municipal. No Centro, onde ocorreu a maioria das fiscalizações, uma loja de cosmético foi interditada. O estabelecimento já havia sido notificado por falta de uso de EPIs e outras medidas que restringem o funcionamento, como a opção do serviço delivery. A notificação do dia foi para uma padaria encontrada com alvará vencido.
Rodrigo Sodré, coordenador da Força-Tarefa que envolve fiscais de seis secretarias, acompanhou as equipes de fiscalização e relatou que não houve resistência nas abordagens. “Os proprietários acataram as orientações de fechamento de imediato. Conforme explicamos nas fiscalizações, o comércio estaria fechado nos dias dos feriados caso não estivéssemos em meio à pandemia. Então o comportamento desses dias foi antecipado com uma forma de combate ao coronavírus”, ponderou.
Foi antecipado pelo Governo do Estado para esta segunda-feira (25) o feriado de 2 de Julho, Independência da Bahia. O dia de São João recepcionado para esta terça-feira (26) também se enquadra no calendário de feriados municipais. O terceiro antecipado, para a próxima quarta-feira (27), ficou determinado no decreto estadual que os municípios abrangidos indicassem as suas celebrações. Lauro de Freitas antecipou o feriado da emancipação política do município.
Neste período, estão autorizados a funcionar os serviços considerados essenciais como mercados, farmácias, Unidades de Saúde da Família (USF) relacionadas para o atendimento de síndromes gripais, segurança privada, funerária, posto de combustível, advocacia (no estrito exercício da profissão), telecomunicações, logística e transporte de medicamentos, produtos e demais itens relacionados a Covid-19, imprensa e indústrias. Todos de acordo com as convenções coletivas de suas respectivas categorias.
A Caixa Econômica Federal ficará aberta durante os dias de antecipação de feriados apenas para o pagamento do auxílio emergencial. Casas lotéricas e outros bancos voltam a funcionar de acordo com medidas restritivas de funcionamento, na quinta-feira (28) e sexta-feira (29). Demais serviços não essenciais retornam suas atividades com funcionamento delivery, sem opção de pegar no estabelecimento.

Jornalista Laerte Santana
Foto Danilo Magalhães
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
25/05/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *