Prefeitura monta barreiras sanitárias com testes rápidos para covid-19 em pontos estratégicos da Itinga

Compartilhe nas redes sociais:

A Prefeitura de Lauro de Freitas montou barreiras sanitárias neste domingo (14) para levar até os moradores dos Conjuntos Habitacionais Brisas e Leila Diniz, na Itinga, testagem rápida que diagnostica a covid-19 em menos de 15 minutos, aferição de temperatura corporal e ações educativas com foco na prevenção do contágio pelo coronavírus. Este é segundo dia da estratégia em bairros. No sábado (13), foram testadas 116 pessoas no Conjunto Dona Lindu com 13 positivos, e 112 no Parque Santa Rita, com cinco confirmados.
De acordo com prefeita Moema Gramacho, os quantitativos da ação entre número de testados e positivados, servirá de base para a composição de amostragens. No Leila Diniz foram testadas 98 pessoas com oito resultados positivos, já no Brisas foram 100 testes com 12 positivos para covid-19.
“Esses empreendimentos habitacionais tem uma população grande e aqui na Itinga temos um número alto de contaminação e de mortes pela covid-19 o que nos coloca em alerta para estarmos reforçando as medidas como a desinfecção das vias e locais públicos e estratégias de saúde necessárias para darmos o melhor atendimento possível a nossa população”, disse.
Os moradores aprovaram e compareceram. Os que buscaram pelo teste aguardavam sentados em cadeiras afastadas mais de dois metros uma da outra. “Esse trabalho é muito importante e eu espero que continue porque as pessoas podem tirar suas dúvidas quanto a estar ou não com a doença. Poder fazer esse teste o mais próximo de casa possível é muito maravilhoso e isso evita a superlotação nos prontos atendimentos. Me atenderam bem, foi muito rápido”, relatou o morador do Leila Diniz, Maurício dos Santos.
O diretor da Comissão de Combate ao Coronavírus (CCC), Jean Santos, explica que todas as pessoas que são testadas positivas, tanto nas barreiras quanto nas unidades de saúde, são notificadas. Os casos positivos com sintomas leves ou sem sintomas, são orientados a se manterem em isolamento pelo período determinado pelo médico, que geralmente é de 14 dias. “Todos os positivos são monitorados pelo CCC diariamente”, falou.
Além do teste rápido e aferição de temperatura, os médicos e enfermeiros reforçaram as orientações de afastamento social, utilização de máscaras faciais sempre que for necessário sair e a constante higienização das mãos e ambientes. A Itinga foi escolhida para a aplicação das barreiras sanitárias por liderar o número de registros de Covid-19, com 256 dos 926 casos confirmados na cidade, e 12 das 24 mortes.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Danilo Magalhães
ASCOM/PMLF
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *