Mais de 100 casos de COVID 19 foram detectados em testes rápidos em uma semana de bloqueio no Centro e Vida Nova

Compartilhe nas redes sociais:

O alerta para que a população fique em casa foi reforçado neste sábado (20) nos bairros do Centro e Vida Nova, em Lauro de Freitas, penúltimo dia do bloqueio sanitário para conter o avanço do coronavirus nessas localidades. Durante a medida iniciada no dia 15, e que será encerrada neste domingo (21), testes rápidos realizados nos dois bairros, detectaram 111 pessoas com resultado positivo para o Covid 19.
As pessoas com resultado negativo foram orientadas a continuar cumprindo o distanciamento social e hábitos de higiene pessoal. Aquelas que os exames confirmam o contágio do vírus foram também encaminhadas para avaliação clínica com o médico disponível no local.
A prefeita Moema Gramacho esteve nos bairros para conferir de perto a ação desenvolvida e dialogar com a população. “Esta já é a segunda medida restritiva que implantamos. Começamos na Itinga e agora estamos nos bairros do Centro e de Vida Nova. A nossa proposta é achatar a curva de contaminação. Peço que todos continuem em casa, para cuidar de si e dos seus familiares. Por enquanto, temos que nos distanciar das pessoas para distanciar a contaminação”, ponderou a prefeita.
De acordo com Adyla Priscila, enfermeira do Comitê Operacional de Emergência e Saúde (COE) do município, as ações regionalizadas são muito eficazes por promover um contato mais próximo com a população.
“Através desta ação, a gente consegue ouvir as pessoas e orientar melhor. Além de disponibilizar os testes rápidos, estamos alertando sobre as medidas de prevenção, a importância do uso das máscaras e cumprimento do distanciamento social. É importante lembrar que a COVID não tem ainda um tratamento, uma vacina. Por isso devemos focar na prevenção”, comentou.
Além de disponibilizar testes rápidos, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) montou barreiras sanitárias, com serviços de aferição de temperatura corporal e entrega de panfletos informativos sobre o novo coronavírus. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) fizeram a higienização de vias e praças. A ação teve o apoio ainda da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Guarda Municipal e Polícia Militar. Os moradores aprovaram a ação e demonstraram bastante interesse nas orientações prestadas.
“Acho muito válida essa ação da Prefeitura. Ainda tem muita gente precisando se conscientizar sobre a gravidade do problema. Fazer esse teste nos bairros facilita o acesso. Eu vim aqui hoje porque tive contato com o meu irmão que está com COVID. Mas graças a Deus o meu teste deu negativo. Estou confiante que tudo passe o mais rápido possível”, relatou o morador do Centro, Carlos Antônio Gomes.

Jornalista: Iana Silva
Foto Lucas Lins
21/06/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *