Novos pontos de vacinação de rotina são implantados em Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

Quem precisa atualizar o calendário de vacinação de rotina para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, agora terá mais opções de locais para receber o atendimento em Lauro de Freitas. A Prefeitura implantou novos pontos de imunização para cobrir a demanda das cinco Unidades de Saúde da Família (USF) que foram destinadas exclusivamente ao atendimento de pacientes com suspeita de síndromes gripais e respiratórias durante a pandemia do novo coronavírus e tiveram temporariamente este serviço suspenso.

A diretora da Atenção Básica, Verusca Roseira, explica que a intenção da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) é evitar aglomerações e possibilitar a manutenção da oferta do serviço. “A estratégia foi pensada para não deixar a população que reside próximo às USFs com vacinação suspensa desassistida. É importante que os responsáveis continuem imunizando os pequenos mesmo em tempos de pandemia para evitar a proliferação de outras doenças”, frisou.

Ao todo, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida, para os adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Para vacinar a criança, basta levá-la a uma Unidade de Saúde da Família ou um dos novos pontos com a caderneta da criança. O ideal é que cada dose seja administrada na idade recomendada. “As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis”, completa Verusca.

Para quem mora em Vida Nova ou Caji o novo local é a Escola Municipal Vida Nova, com a aplicação de todas as vacinas de rotina exceto BCG, às terças e quintas-feiras. Já para os moradores do Centro, foi implantado um ponto na Policlínica Carlos Bastos, às terças e quintas-feiras, e outro na Escola Mariza Pitanga apenas para Influenza nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Na Itinga, bairro mais populoso de Lauro de Freitas, o reforço da vacinação foi implantado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de segunda à sexta-feira, e em Portão o ponto estará fixado na Escola Kleber Pacheco, todas as terças e quintas-feiras, exceto BCG e rotavírus. “A maioria das vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação é destinada às crianças. São 15 vacinas, aplicadas antes dos 10 anos de idade, no entanto é importante que todos levem o cartão de vacina para ser avaliado em uma Unidade de Saúde e atualizar quando necessário”, alerta Verusca.

Lauro de Freitas possui 16 USF que garantem 75% de cobertura na atenção primária à saúde. Com a pandemia do novo coronavírus, a Sesa criou estratégias para mitigar os impactos da doença no município. Para isso, além da inauguração da unidade de Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga no Centro, em abril, as USF Caji / Vida Nova, Chafariz, Espaço Cidadão, São Judas Tadeu e Irmã Dulce foram destinadas a atender exclusivamente casos suspeitos de Covid-19 na cidade.

Jornalista Giovanna Reyner
ASCOM/PMLF
13/07/2020
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *