Comércio deverá seguir protocolo com restrições para reaberto nesta segunda-feira (27) em Lauro de Freitas

Compartilhe nas redes sociais:

Shoppings, centros comerciais, lojas de varejo de rua, igrejas e templos religiosos e serviços de drive-in estão autorizados a funcionar, com restrições, no horário entre 8h e 17h, a partir desta segunda-feira (27), em Lauro de Freitas e demais municípios da Região Metropolitana (RMS). Os detalhes do protocolo de reabertura de parte do comércio na RMS foram divulgados nesta sexta-feira (24) pela prefeita Moema Gramacho, durante coletiva online na página da Prefeitura de Lauro de Freitas no facebook.

Entre as restrições contidas no protocolo de reabertura estão o atendimento exclusivo a idosos e Pessoas com Deficiência (PcD), nas duas primeiras horas de funcionamento, das 8h às 10h, a disponibilização de álcool em entradas e saídas, e mais três pontos diferentes das áreas de vendas, e implementação de regime de escala de colaboradores em dias alternados para estabelecimentos com mais de 20 empregados. No interior dos estabelecimentos deverá ser resguardada a proporção de um cliente para cada 9m².

Os estabelecimentos também deverão realizar a verificação da temperatura corporal no ato da entrada dos consumidores, e lojas que trabalham no segmento de vestuário deverão interditar os provadores de roupa, para diminuir a probabilidade de contágio. Permanece mantida a restrição de circulação noturna no município, das 18h até às 5h da manhã do dia seguinte. A reabertura com restrições de parte do comércio não essencial foi decidida em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23), com prefeitos e prefeitas da RMS, em São Francisco do Conde.

De acordo com a prefeita Moema Gramacho, a abertura foi possível por conta da disponibilidade de 26% de leitos de UTI no Estado, e ressaltou que as aglomerações continuam proibidas. “Esta abertura não significa que abrimos mão do isolamento, pelo contrário, a partir de agora contamos com a parceria dos estabelecimentos que estão sendo autorizados a funcionar, no sentido de se somarem a nós na fiscalização do cumprimento das medidas para evitar a proliferação do vírus no município”.

Funcionamento de shoppings e galerias

No caso específico de shoppings, galerias e assemelhados, o atendimento deverá ser limitado a 40% da capacidade total destes estabelecimentos. Praças de alimentação deverão permanecer fechadas, devendo funcionar apenas como delivery e take away. Salas de projeção de filmes e equipamentos de diversão, também deverão permanecer desativadas. Os estacionamentos deverão ainda ter sua capacidade reduzida à 50%. A íntegra do protocolo de funcionamento pode ser acessado no site da Prefeitura, no endereço: www.laurodefreitas.ba.gov.br.

Jornalista: Rodrigo Castro
Foto: Danilo Magalhães
24/07/2020
ASCOM/PMLF
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *