Mais de 100 estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados em Lauro de Freitas após reabertura

Compartilhe nas redes sociais:

Equipes de fiscalização da Prefeitura de Lauro de Freitas visitaram esta semana 112 estabelecimentos comerciais, entre shoppings e lojas de varejo de rua, autorizados a funcionar com restrições desde segunda-feira (27), na primeira fase de reabertura do comércio não essencial. Esses estabelecimentos estavam fechados como medida de contenção da pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados em coletiva concedida pela prefeita Moema Gramacho, nas redes sociais da Prefeitura.
Dos 112 estabelecimentos comerciais fiscalizados, 15 foram notificados por descumprirem medidas estabelecidas pela administração municipal para evitar a proliferação do coronavírus no município, e 17 fechados por não estarem autorizados a funcionar nesta primeira fase. A reabertura de parte do comércio foi concretizada após entendimento entre prefeituras da Região Metropolitana de Salvador (RMS), condicionada à disponibilidade de pelo menos 25% de leitos de UTI no estado. A porcentagem de leitos ocupados atualmente é de 73%.
Em uma segunda etapa serão autorizados a funcionar salões de beleza e barbearias, academias de ginástica, centros culturais, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes e barracas de praia, calçadões e praias, e o comércio ambulante. Assim como na primeira etapa, a abertura destes estabelecimentos também está condicionada à porcentagem de leitos disponíveis, conforme explicou a prefeita Moema Gramacho.
“Quando chegarmos a 30% de leitos de UTI disponíveis, e uma vez passados pelo menos 14 dias de funcionamento destes estabelecimentos autorizados na primeira fase, iniciamos o processo de reabertura da segunda, sempre considerando também se o número de contaminados aumentou muito após o funcionamento destes primeiros estabelecimentos. Nossas decisões sempre estarão pautadas pela segurança de todos, e em medidas que evitem a proliferação do vírus, destacou a prefeita”.
A fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção à proliferação do coronavírus por parte dos estabelecimentos comerciais está sendo realizada a partir de bases montadas em bairros com grande número de lojas de varejo de rua, shoppings e centros comerciais.
Na manhã desta quinta-feira (30), equipes do PROCON realizaram uma ação educativa em shoppings da cidade, com a distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor, cartilhas de boas práticas e orientou comerciantes a seguirem rigorosamente as medidas estabelecidas pela gestão municipal.

Jornalista Rodrigo Castro
Fotos: Danilo Magalhães
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
30/07/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *