Secretário estadual de Saúde aponta Lauro de Freitas como referência na imunização contra Covid 19 na Bahia

Compartilhe nas redes sociais:

O primeiro dia de vacinação para os idosos acima de 89 anos em Lauro de Freitas foi acompanhado de perto pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas. No Ginásio do Aracui onde esteve acompanhado da prefeita Moema Gramacho e do secretário municipal Cesar Augusto Pereira, Vilas-Boas destacou o município como referência na imunização contra Convid 19.
“O município é exemplo de vacinação, foi o que inicialmente despontou com a maior taxa de imunização e melhor aproveitamento das primeiras doses. Hoje eu vim aqui trazer meu reconhecimento e do governador Rui Costa, para que esse exemplo possa ser seguido por vários outros municípios da Bahia. Precisamos acelerar a vacinação e fazer com que as doses sejam consumidas em menor prazo possível”, reforçou.
Ainda de acordo com Fábio, o Governo do Estado confirmou o interesse em adquirir até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V. “Estamos aguardando a sanção de medida provisória para que possa haver o registro da vacina e, consequentemente, o processo de acordo comercial”, completou.
Na visita ao ponto de vacinação no Ginásio do Aracuí, o secretário colocou a mão na massa e imunizou as idosas Maria Valdelice Santiago Pereira, 89 anos, e Jeny Alcântara de Oliveira, de 90 anos.
A prefeita Moema Gramacho explicou que a vacinação da população mais idosa está seguindo a ordem de idade. “Hoje priorizamos a vacinação dos idosos de 89 anos, a partir de amanhã vamos imunizar os de 88 anos, depois os de 87, até que a gente possa vacinar todos aqueles que pertencem ao grupo prioritário. O Estado tem sido muito atencioso com todos os municípios da Bahia, para que mais e mais vacinas cheguem. Mas não se esqueçam de manter os hábitos de prevenção, até que possamos vacinar todos”.
O Plano de Vacinação Municipal define que a população acima de 88 anos poderá ser vacinada a partir desta terça-feira (9), em um dos três pontos drive-thru que foram montados na Escola Pedro Paranhos, em Portão, na Quadra da Escola 2 de Julho, Itinga, e no Ginásio de Esportes do Aracuí, na Rua dos Vereadores, Centro, das 8h às 16h. Necessário levar comprovante de residência, documento com foto, Cartão SUS ou CPF. O agendamento para pessoas com dificuldade de locomoção pode ser feito pelo telefone 3369-9922.
Balanços da pandemia
Dos primeiros lotes recebidos, Lauro de Freitas já aplicou 3.710 doses dos imunizantes Coronavac e AstraZeneca. Desse total, 2.742 doses foram aplicadas em profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, 270 em idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPS), 122 em trabalhadores das ILPS, 30 para pessoas com deficiência e 546 para idosos com mais de 90 anos. O boletim epidemiológico do município contabiliza, até 07 de fevereiro: 10.053 positivos, 8.215 curados, 1.649 em recuperação, 26 internados e 160 óbitos.Jornalista Laerte Santana
Foto Danilo Magalhães
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
08/02/2021
71 3288 837

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *