Equipe da Prefeitura visita obra de contenção da Orla de Ipitanga

Compartilhe nas redes sociais:

Um muro de alvenaria de pedra com 324,44 metros de extensão está sendo construído pela Prefeitura de Lauro de Freitas na Orla de Ipitanga para proteger o calçadão das fortes marés. Nesta terça-feira (16), a prefeita Moema Gramacho, acompanhada do secretário Roque Fagundes e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), visitou a obra para avaliar alternativas que agilizem a conclusão dos serviços.
O muro já está praticamente concluído na parte da praia sem barracas. Para executar o outro trecho, são necessárias mudanças nas edificações existentes. A Seinfra cadastrou as 11 barracas locais e mantém o diálogo com os permissionários sobre o andamento dos processos.
Para ser executada, a obra precisou de liberação da Justiça Federal por se tratar de área de maré. O muro está sendo construído com verba captada em 2012 junto a Caixa e contrapartida do Tesouro Municipal. Entre os anos de 2013 e 2016, as intervenções chegaram a ser iniciadas, mas foram interrompidas e os recursos devolvidos. Em 2017 a Prefeitura recuperou a verba e a execução da obra entrou em processo de autorização judicial.
Projeto Orla de Ipitanga
Um projeto maior, que prevê a urbanização de toda a Orla de Ipitanga, está pronto e aguarda apenas liberação da Justiça Federal para que a Prefeitura inicie a licitação e execução. O conceito da intervenção, no bairro litorâneo do município, é valorizar os elementos naturais da paisagem.
Entre a contenção do calçadão e taludes existentes na praia, o projeto prevê a construção de estruturas comerciais, bases de orientação a turistas e do Projeto Tamar, equipamentos de lazer e esportivos com acessibilidade.

Jornalista Laerte Santana
Contribuição Mariana Cedrim
Foto Lucas Lins / Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
16/02/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *