Prédio com estrutura comprometida tem processo de demolição iniciado com apoio da Defesa Civil

Compartilhe nas redes sociais:

Abandonado há aproximadamente dez anos, o edifício Canadá das Vinhas, localizado na rua Romualdo de Brito, no Centro de Lauro de Freitas, teve seu processo de demolição iniciado nesta quarta-feira (17). De acordo com laudo emitido pela Defesa Civil, o prédio apresentava sinais de desgastes em sua estrutura, como ferragens das colunas e vigas corroídas, rachaduras generalizadas nas paredes, afundamento de piso, infiltrações, descolamento de reboco, marquise escorada, instalações elétrica e hidráulica comprometidas.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Tiago Max, após a primeira vistoria das equipes no imóvel, realizada em meados de janeiro, o proprietário foi localizado e orientado a instalar imediatamente escoras na laje, bandejas ao redor da fachada do prédio e a partir daí iniciar o processo de demolição.
“Estamos tomando as providências necessárias para garantir a segurança de quem vive no entorno do edifício. Esse escoramento é uma medida preventiva ao risco de colapso da estrutura”, disse Max.
Aliviada, a dona de casa Siomara Lima, 31 anos, comemorou o início do processo que dará resolutividade efetiva ao problema. “Pedimos muito a Deus por este dia. Nós não tínhamos paz imaginando que a qualquer momento isso tudo poderia desabar e uma tragédia acontecer. Houve situações de passarmos pela lateral do prédio e sermos atingidos pelos deslocamentos dos rebocos. Agora estamos na certeza de que esse problema será sanado, graças ao comprometimento da Defesa Civil”, contou acompanhada da mãe Josenita Santos, 60 anos.
O reforço da estrutura é realizado com precaução para evitar acidentes já que a demolição será feira de cima para baixo. O edifício possui três pavimentos que serão demolidos de forma manual, elemento a elemento. “O objetivo da demolição manual é causar o mínimo de dano à vizinhança”, explica Max. Esta opção produz menos poeira, menos poluição sonora e menos riscos.

Como solicitar vistoria da Defesa Civil
A Defesa Civil de Lauro de Freitas pode ser acionada através do número 199 ou pelo fixo 3288-8626. O órgão é responsável pelo monitoramento de áreas de risco, realização de vistorias, orientação técnica, colocação de lona plástica, capacitação de lideranças comunitárias, durante e depois do desastre com resposta e recuperação, vistoria técnica em áreas de desastres, informação sobre desastres, atendimento às famílias desabrigadas, recuperação de áreas atingidas.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
ASCOM/PMLF
17.02.2021
www.laurofreitas.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *