lauro de freitasnotíciaspolítica

Agentes Comunitários de Saúde já visitaram 33 mil residências em ação de busca ativa do covid-19 em Lauro de Freitas

0

De casa em casa, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) saíram cedo na manhã desta terça-feira (12), para cumprir a missão de levar orientações aos moradores sobre as formas de contágio, prevenção e rastreio a pacientes com sintomas da síndrome gripal. A busca ativa por casos da doença é realizada diariamente em Lauro de Freitas, e de abril ao início de maio já alcançou 33.329 domicílios.
A estratégia de enfrentamento a Covid-19 foi implantada no município antes dos primeiros casos confirmados. Os ACSs foram capacitados por médicos e enfermeiros a identificarem possíveis casos e orientar o paciente a buscar atendimento médico adequado. “Nós mantemos uma relação de confiança e amizade com a comunidade, eles nos conhecem e respondem com facilidade. Perguntamos se tem alguém em casa gripado ou com febre e iniciamos os direcionamentos necessários”, conta o ACS, Carlos Augusto.
Sorridente a dona de casa Rosélia Santos, abriu a porta de sua casa e na calçada recebeu as orientações. “Hoje vamos falar daqui, não estamos entrando na residência como de costume para proteger a família e a nós. Mantemos a distância adequada para realizar a busca”, lembrou o ACS Raimundo Mário. Dona Rosélia, entende, sabe a importância de seguir os critérios de proteção. “Eu tenho mais de vinte dias que não vou à rua, infelizmente nem todo mundo colabora por isso os casos aumentam”, disse.
Prestes a completar 90 anos, Delfina Batista de Moraes, diz que só sai à rua de máscara. “Meu neto comprou uma de pano pra mim. Eu não estou saindo, mas quando saio uso”, falou. A idosa acredita que em breve poderá seguir a vida, mas defende que todos sigam as orientações de reclusão. “Minha filha, velho não tem que ter mais essas pressas. É preciso saber viver. Se agora o momento é de ficar em casa, fique! Logo tudo passa”, refletiu.
Busca ativa
Além da ação dos ACSs, a prefeitura também implantou o serviço de busca ativa online. Mais de 40 mil moradores do município já foram contatados. A mensagem orienta sobre a doença e providências que devem ser tomadas a depender da gravidade dos sintomas. Um relatório é gerado diariamente e tratado por uma equipe de profissionais de saúde, que liga para os moradores que relatam sintomas gripais. Quando constatado sintomas de Covid a pessoa é orientada a buscar atendimento no PA Santo Amaro de Ipitanga, para que realize o teste que vai confirmar ou não a doença.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
ASCOM/PMLF
12/05/2020
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Carta aberta das Conselheiras da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Lauro de Freitas

Artigo anterior

Fiscalização contra coronavírus fecha estabelecimentos que descumprem o decreto

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *