lauro de freitasnotíciaspolítica

Após CPI do Óleo caducar, Congresso ganha Frente Parlamentar em Defesa do Litoral Brasileiro

0

Após vazamento de óleo nas praias brasileiras e o fim da CPI sem um resultado prático, o Congresso Nacional vai ganhar, a partir desta quarta-feira (9), uma Frente Parlamentar Mista em Defesa do Litoral Brasileiro, a Bancada do Mar. O lançamento será feito nesta quarta-feira (9), às 14h, em cerimônia virtual com a presença de deputados e senadores, além da participação de representações da sociedade civil, pesquisadores e entidades do setor. A proposta de criação da Frente é de autoria de dois deputados nordestinos, Joseildo Ramos (PT-BA) e Marília Arraes (PT-PE)

Pluripartidária, o objetivo da “Bancada do Mar” é levantar o debate sobre a chamada “Amazônia Azul”, seus potenciais e suas necessidades de preservação. No final de 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que de 2021 a 2030 seria realizada a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – mais conhecida como Década do Oceano. ” A Frente chega em um momento importantíssimo. Queremos ouvir a sociedade e fazer desse espaço uma ferramenta para que o Congresso Brasileiro não fique de costas para a riqueza que é nossa costa. A Bancada do Mar vai contribuir para que políticas públicas sejam efetivadas”, destaca Joseildo.

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 26,6% da população vivendo em municípios da zona costeira, o equivalente a 50 milhões de habitantes. Parte dessa população está ocupada em atividades, direta ou indiretamente, ligadas ao turismo, produção de petróleo e gás natural, pesca e serviços que atendem à dinâmica econômica gerada por esses municípios e outros ao seu redor. Com a economia azul crescendo a cada dia, a costa brasileira releva sua importância para o comércio marítimo mundial e é impactada com os avanços sobre a exploração do mar, os conflitos da pesca industrial e as mudanças climáticas.

Legenda: Deputado Joseildo Ramos (PT-BA) será o presidente da Frente Parlamentar 
 


 
Deputado Federal Joseildo Ramos (PT)
Gabinete 642 – Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília/DF
dep.joseildoramos@camara.leg.br | Telefone: (61) 3215-5642

Prefeitura de Lauro de Freitas lança nesta quinta-feira programa para impulsionar a geração de emprego e renda

Artigo anterior

PT de Salvador começa a debater programa de Lula; ex-presidente terá agenda na capital

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *