lauro de freitasnotíciaspolítica

Desfile cívico-cultural abre as comemorações dos 56 anos de emancipação de Lauro de Freitas

0

Uma multidão ocupou as ruas do Centro de Lauro de Freitas na manhã desta segunda-feira (30) para acompanhar o início das comemorações pelos 56 anos de emancipação política da cidade. Sob sol forte e o céu azul da antiga freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, as escolas municipais, fanfarras e grupos culturais abriram a festa com o desfile cívico e cortejo cultural. Com música, dança, poesia e diversas formas de expressar a arte, homenagearam a cidade e sua gente.
Saindo do Pé de Oiti em direção à Praça da Matriz, os miudinhos das creches municipais foram os primeiros a desfilar. Contaram a história de mulheres de luta, coragem e empoderamento. A creche Ana Montenegro puxou o início do cortejo homenageando Mãe Mirinha de Portão, liderança religiosa que contribuiu para o desenvolvimento da comunidade.

Cada creche homenageou uma mulher. A professora Aurora Magalhães Ribeiro, As Matriarcas, mulheres sambadeiras lideradas por Dona Badinha; as mulheres que trabalham nas Aldeias SOS, a jogadora da seleção brasileira de futebol Formiga, Dona Arcanja, Elizete de Jesus Souza (em memória) e Maria Felipa, heroína das lutas da Independência da Bahia, foram temas do desfile das creches Aurora Magalhães, Infância Feliz, Espaço Kids, Floripes Farias, Maria de Oliveira Rodrigues e Deputado Paulo Jackson.
Encantado com a pluralidade de histórias femininas representadas pelas escolas, o secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif, disse que o desfile cívico é um ato de cidadania. “Esse é o coroamento do trabalho feito nas escolas. Além de valorizar história de mulheres que contribuíram com a educação, desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade, nossos estudantes demonstraram conhecimento do território. Sem dúvida uma beleza épica de um povo em formação”, constatou.
A capoeira abriu espaço para os grupos culturais. Toda a diversidade das manifestações de matriz africana, grupos de teatro e dança, bandas militares e as fanfarras com suas balizas arrancaram aplausos em todo o trajeto do cortejo, que saiu do final de linha do centro, passou pelas ruas do comércio que funcionou normalmente, até a Praça da Matriz. “Isso é lindo de ver. Os grupos de dança de rua e teatro são muito bons. Não sabia que em Lauro de Freitas tinha tanta gente fazendo arte”, disse o professor Haroldo José Borges.
O grupo cultural Bankoma encerrou o desfile com muita música, tradição e animação para os populares. O secretário de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, disse que todo esforço foi recompensado. “O cortejo foi um sucesso. As escolas desfilaram tanta beleza por nossas ruas, além dos 26 grupos culturais. Este é um momento importante em que a cultura e a história da cidade são valorizadas e que conta com a participação principalmente da população”.

Dona Marinalva dos Santos, moradora de Areia Branca, acompanhou o desfile das escolas municipais, grupos culturais e movimentos sociais. Mãe de Maria de Fátima (24), da Escola Mariza Pitanga, ela relata que a filha sempre participa de eventos promovidos pela escola. “Minha filha tem deficiência. E sempre que acontecem eventos voltados para educação especial, ela participa. Acho maravilho ela estar desfilando aqui hoje, porque isso demonstra a inclusão de todos os alunos”, destacou.
Entusiasmado com a passagem de sua escola, o estudante Marcos Vinicius Souza, 11 anos, da Escola Dois de Julho, disse que o desfile cívico é um momento muito esperado pelos estudantes. “Esse ano a gente veio homenagear mulheres da cidade. É importante que todos conheçam essas histórias”.
As comemorações continuam à noite com show de Leo Santana e Denny Dennan. Nesta terça, 31 de julho, a festa será encerrada com missa solene na Igreja Matriz de santo Amaro de Ipitanga, às 8h.

Jornalista Laerte Santana
Fotos José Marcelino e Lucas lins
Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas
30/07/2018
71 3288 8371
Site laurodefreitas.ba.gov.br

Translauf parabeniza Lauro de Freitas pelos seus 56 anos de emancipação política

Artigo anterior

PSD de Mirela mostra força no desfile de emancipação de Lauro de Freitas

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *