lauro de freitasnotíciaspolítica

Em Lauro de Freitas, mulheres participam de ação em alusão ao Outubro Rosa no Hospital Jorge Novis

0

Na manhã deste sábado (09), mulheres de Lauro de Freitas se dirigiram ao Hospital Municipal Professor Jorge Novis, na Itinga, para participar da ação voltada à saúde feminina. A iniciativa encabeçada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), em alusão ao Outubro Rosa, disponibilizou mais de 200 consultas com clínico geral, mastologista e exames, como ultrassonografia mamária, transvaginal, de tireóide, eletrocardiograma, preventivos, além de marcação de mamografia para o Complexo de Saúde.

A prefeita Moema Gramacho acompanhou a movimentação no local. Ela aproveitou o momento para agradecer o empenho de toda equipe da saúde para salvar vidas e destacou a importância de iniciativas como essas para o diagnóstico precoce de doenças que atingem a saúde feminina. “A prevenção é sempre o melhor remédio. Gostaria de parabenizar a todos pela possibilidade de acesso ao diagnóstico e tratamento precoce. A investigação é fundamental. Vale ressaltar que o dia de cuidado ao câncer de mama é todo o dia. O Outubro Rosa só reforça a necessidade de falar sobre o tema e ensinar as mulheres a se tocar”, argumentou.

Emocionada, a prefeita contou que descobriu um câncer de mama durante uma consulta de rotina em 2008. “Essa situação me mostrou a importância da prevenção. Saí dessa batalha mais forte do que nunca e disposta a falar para homens e mulheres sobre a importância dos exames preventivos”, completou.

Quem não perdeu tempo e aproveitou o evento foi a aposentada Maria Soares, 63. Moradora da Itinga, ela foi ao local para realizar ultrassom da tireoide e agendar mamografia. Ao final do atendimento com o mastologista, dona Maria elogiou o trabalho. “Foi bom. O médico foi atencioso, me orientou e tirou todas as dúvidas”, contou. Na próxima quarta-feira (13) será a vez de realizar a mamografia no Complexo de Saúde.

A dona de casa Marinez Brito, 36, saiu satisfeita após conseguir consulta e realizar exame transvaginal. “Bom contar com esses serviços aqui perto de casa. O mais legal ainda é saber que está tudo bem”, disse.

Já a auxiliar de serviços gerais Maria Luzia Ramos, de 43 anos, passou por consulta com mastologista e, após o atendimento, pegou uma nova guia para consulta em março de 2022. “Estava tudo bem, foi uma consulta de rotina. Agora é aguardar a próxima”, comentou.

De acordo com dados da Sesa, mais de 600 mulheres participaram da ação, onde 428 mulheres excedentes foram assistidas e serão encaminhadas para as unidades de saúde, de acordo com a especialidade indicada. O secretário explicou que todas as mulheres que se dirigiram ao Jorge Novis e não conseguiram atendimento receberão contato da pasta. “Anotamos nomes, número de telefone e especialidades desejadas. A expectativa é começar a agendar gradativamente”, informou.

Com o sucesso dessa edição, a pasta pretende realizar outros mutirões de saúde nos próximos meses para atender a alta demanda causada pela paralisação das atividades por causa da pandemia da Covid-19.

A iniciativa foi classificada pelo titular da SESA, Augusto César Pereira, como importante para cuidar das vidas das mulheres. Ele ressaltou que o cuidado deve ir além das ações realizadas no Outubro Rosa.

Jornalista: Aina Soledad
Fotos: Natanael Kiss

09/10/2021

SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Veja o que abre e fecha em Lauro de Freitas no feriado de 12 de outubro

Artigo anterior

Moradores da Itinga comemoram a entrega da pavimentação asfáltica de mais quatro ruas neste sábado (9)

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *