educaçãolauro de freitasnotícias

Estudante de Lauro de Freitas representa a Bahia na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

0

“Precisamos implantar a cultura da sustentabilidade na sociedade para garantir o uso adequado da água em gerações futuras”. Foi defendendo esse ponto de vista no seu projeto que o estudante Misael Oliveira Barbosa, 13 anos, da Escola Municipal Ipitanga, em Lauro de Freitas, passou para a fase nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que este ano acontecerá em Sumaré – São Paulo, de 15 a 19 de junho.
Com mais uma etapa vencida, Misael foi eleito um dos delegados que representará a Bahia na V CNIJMA que terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Para chegar na fase nacional, o estudante do 8º ano passou pela seleção municipal e foi escolhido na etapa estadual (III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente) entre mais de 150 representantes de todo o estado da Bahia. Nestas etapas, as votações pela escolha dos melhores projetos foram feitas pelos próprios estudantes. Ao todo foram eleitos 19 delegados para compor a comitiva baiana.
A proposta de Misael é realizar um trabalho sobre “O Uso Racional da Água nas Escolas”, proporcionando à comunidade escolar noções de sustentabilidade e cidadania, como explica o aluno. “O projeto pretende implantar a cultura da sustentabilidade nas pessoas. Percebemos que a falta de água é um problema recorrente aqui na cidade. Então pensamos nesse projeto com o objetivo de promover hábitos sustentáveis em benefício do meio ambiente. Na prática, pensamos em fazer a captação da água da chuva, tratá-la com equipamentos adequados e reutilizar aqui na escola”.
Com um perfil bastante comunicativo, o estudante contou que não sentiu dificuldades para apresentar seu projeto nas duas etapas. Sobre as expectativas para o encontro nacional no estado de São Paulo, entusiasmado, ele demonstra determinação. “Gosto muito de estudar, me esforço bastante e adoro a matéria de ciências. Na fase nacional não teremos nenhum auxílio para apresentar, temos que levar apenas itens representativos da cidade, lá usaremos a criatividade”. Revelou Misael que pretende levar fotografias de monumentos importantes da cidade, vestes e semente de oiti – árvore símbolo de Lauro de Freitas.
Acompanhando o desenvolvimento do projeto, a coordenadora pedagógica Antonia Oliveira afirma que o protagonismo dos estudantes em ações educacionais é fundamental. “Fico feliz que nosso trabalho rendeu frutos. A participação do aluno nessa conferência parte de um projeto educacional que tem como objetivo promover a consciência ambiental e a importância da preservação local para nossa sobrevivência”, destacou.
Repercussão – O projeto de Misael tem chamado atenção. Na última sexta-feira (8), o aluno foi convidado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos-SEMARH para participar do lançamento do “Projeto de Revitalização do Rio Sapato”, ocorrido no auditório da faculdade Unime. O estudante falou sobre a execução do seu projeto, a importância da educação ambiental e que pretende levar a ideia para todas as escolas do município.
V CNIJMA – A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se de um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltados para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, com o objetivo de mobilizar estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Jornalista Laerte Santana
Foto Laerte Santana e Rafael Magno

Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas

Vereadora Débora Regis tem solicitação de Iluminação do Campo do Vietnã Itinga atendida

Artigo anterior

Débora Regis continua na luta pela construção das encostas da Itinga

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *