entretenimentolauro de freitasnotícias

Expo Afro aborda moda e estética como ferramenta de resistência da cultura negra em Lauro de Freitas

0

Ao som dos tambores da banda Dana Dana, a Expo Afro levou homens e mulheres da ocupação Recanto da Vitória, no bairro de Areia Branca em Lauro de Freitas, a mergulharem, neste sábado (27), na potência da ancestralidade representada em cada retalho de pano. Transformados em turbantes, os tecidos adornavam a beleza e a força da raça negra, ou nos traços coloridos da pintura corporal e tranças nagôs que afloravam a resistência e reafirmação da própria identidade e tradição.

A iniciativa da Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) tem o foco voltado para aflorar a autoestima e conectar os moradores da localidade, em sua maioria negros, a sua história conforme explica o coordenador executivo da SEPADHIR, Ricardo Andrade. “Para lutar por nossos direitos é preciso que saibamos quem somos e de onde viemos e o que nos conecta com nós mesmos. Um momento como este religa ao que nós somos e fortalece”.

Com um sorriso largo no rosto, Resilda Fraga, que é uma líder espiritual na comunidade, declarou que os ensinamentos da Expo Afro mudaram sua vida e serão passados para outros. “Essa experiência reafirma minha cultura e tudo que eu trago em meu sangue. Eu sou neta de uma mulher africana e hoje estou aqui com minhas netas celebrando quem nós somos”, falou. Para a jovem Franciele Vitória, de 20 anos, o momento foi marcado por novos conhecimentos. “Eu aprendi a fazer turbantes e acho lindo, vou usar sempre”, falou.

A superintendente da Igualdade Racial da SEPADHIR, Aline Santos, conta que a ideia é levar a iniciativa a outras localidades do município. “Estamos trabalhando a cultura da identidade étnica, entendemos que é necessário conscientizar e empoderar nosso povo para combater o racismo. Essa é uma comunidade vulnerável, majoritariamente negra e é necessário que essa Expo Afro seja expandida para alcançar ainda mais pessoas”, declarou.

Jornalista Giovanna Reyner
Foto Danilo Magalhães
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Mara Campos – Superintendente de Comunicação

Operação Black Friday autua dois estabelecimentos comerciais em Lauro de Freitas

Artigo anterior

Lauro de Freitas reativa cinco postos da  Central de Regulação a partir desta segunda-feira (29)

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *